Metodologias ativas e disciplinas a distância na graduação

Autores

  • Matheus Alves Gabriel
  • Myrna Maria Arcanjo Frota

Resumo

A pandemia de Covid-19 levou o mundo a enfrentar desafios sem precedentes, o que afetou diretamente diversas instituições de ensino, tendo em vista a necessidade do fechamento das salas de aula. O recurso do ensino a distância surge nesse contexto como uma alternativa promissora para a continuação da formação dos indivíduos, um modelo já utilizado anteriormente, mas que chegou a níveis nunca vistos antes. Apesar dos benefícios dessa forma de ensino, aplica-la irrestritamente pode causar malefícios ao processo de aprendizado, tendo em vista que metodologias tradicionais, nas quais estudantes participam de forma passiva podem colaborar com uma educação deficiente. Dessa forma, o uso de metodologias ativas pode se fazer necessário para a concretização de um aprendizado eficiente. O objetivo dessa pesquisa é revisar a literatura a respeito das questões que envolvem a educação a distância e o uso de metodologias ativas e estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino remoto. O estudo em questão, teve como metodologia a leitura de artigos científicos publicados na revista Abeno e no google acadêmico nos últimos 5 anos, sendo selecionados de acordo com o envolvimento com o tema e com sua relevância para a pesquisa. A análise dos 6 artigos selecionados, teve como resultado a compreensão de uma necessidade maior de aplicar estratégias de ensino que coloquem os estudantes como sujeitos ativos na formação acadêmica em um contexto de educação a distância, tendo em vista que tal modalidade necessita de maior preparo e participação autônoma do educando. Conclui-se, que a aplicação de uma educação remota pode ser, além de uma solução para períodos de pandemia, uma ferramenta que, se usada de forma correta, pode favorecer um aprendizado de qualidade, em uma formação no qual o educando é um sujeito ativo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica