PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE ROTEIROS E ADAPTAÇÃO DE LINGUAGEM PARA A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO EM DENTÍSTICA ATRAVÉS DE PODCAST
Resumo
As mídias digitais têm tomado cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas e mudando a forma como elas lidam com o consumo de informações, entretenimento e aprendizado. O consumo de conteúdo informativo por podcast tem crescido nos últimos anos devido à praticidade de acesso do material, que permite que o ouvinte ouça, repita o processo e apreenda informações transmitidas por áudio. O projeto PODCASTS EM ODONTOLOGIA - UFC SOBRAL produz conteúdo gratuito com foco no aprendizado dos alunos de graduação, abordando assuntos clínicos e laboratoriais importantes para a formação desses estudantes. A equipe de produção busca criar materiais complementares para fixação de conteúdo a partir dos temas contemplados na grade curricular do curso. O objetivo do trabalho é descrever o modo como são elaborados os roteiros desses podcasts e como acontece a adaptação da linguagem de modo que tragam conteúdos técnicos e científicos e despertem o interesse dos seus ouvintes. A forma encontrada pelos integrantes do podcast para explicarem um conteúdo com embasamento científico foi realizar uma pesquisa bibliográfica em livros de referência e artigos científicos sobre cada um dos assuntos. Os roteiros são elaborados em forma de conversa, onde se incluem fatos encontrados nas referências bibliográficas e em casos clínicos. Antes da gravação dos episódios, o grupo responsável analisa a linguagem através da leitura em voz alta, por meio de chamada de vídeo via Google Meet, a fim de que o episódio apresente um caráter mais dinâmico, que não seja exaustivo para o ouvinte. O resultado dos podcasts elaborados e revisados dessa maneira pela equipe de trabalho e pelo professor orientador parecem ser mais satisfatórios, gerando episódios mais atraentes, interessantes e que contemplam conteúdos relevantes comuns no dia a dia do aprendizado Odontológico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação
Licença
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