AVALIAÇÃO COMPARATIVA DO USO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA DE FISIOLOGIA HUMANA
Resumo
INTRODUÇÃO: Nesse contexto desafiador de permanência do ensino remoto, as atividades das monitorias da disciplina de Fisiologia Humana vêm sendo implementadas com metodologias e ferramentas mais ativas e dinâmicas a fim de garantir uma participação ampla dos discentes. OBJETIVOS: Analisar comparativamente as metodologias, com o fito de identificar a sua relevância na consolidação do ensino e da aprendizagem. METODOLOGIA: Consistiu na aplicação de um questionário pelo Google Forms para alunos do primeiro e do segundo semestre do curso de Medicina a respeito das metodologias adotadas ao logo das monitorias que foram: revisão de conceitos por meio de flashcards, mapas mentais, apresentação e discussão de casos clínicos e resolução de questões. O questionário possuía 4 perguntas acerca da contribuição ou não de tais metodologias para o melhor rendimento e aprendizagem na disciplina e da preferência dos discentes pela aplicação isolada ou simultânea de tais ferramentas. RESULTADOS: Constatou-se a participação de 69,40% do total de 75 discentes matriculados na disciplina de Fisiologia Humana. Desses participantes, 96% afirmaram ter um melhor desempenho na disciplina com a revisão de conceitos com flashcards e mapas mentais. Já 68% dos discentes, confirmaram uma melhor assimilação dos conteúdos mediante apresentação e discussão de casos clínicos. Outrossim, 51,9% dos participantes demonstraram preferência por monitorias que contemplam revisão de conceitos e resolução de questões e discussão de casos clínicos concomitantemente. Enquanto, 36,5% dos discentes foram favoráveis apenas à revisão de conceitos com resolução de questões e 11,5% foram receptivos apenas à apresentação de casos clínicos. CONCLUSÃO: Constatou-se, portanto, a efetividade do emprego simultâneo de tais métodos no aumento da adesão dos discentes às monitorias e na consolidação do processo de ensino-aprendizagem.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
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