RELEVÂNCIA DA MONITORIA PRESENCIAL NO APRENDIZADO SOBRE O EXAME FÍSICO NA REUMATOLOGIA

Autores

  • Ariane Butke Brandt
  • Daniela Remontti
  • Alexandre Augusto Bastos Moura

Resumo

INTRODUÇÃO: A Monitoria de Reumatologia é uma atividade extracurricular acadêmica objetivada a fortalecer o aprendizado dos alunos nessa matéria. Nesse contexto, e tendo em vista a fundamental importância do exame físico nos pacientes com queixas reumatológicas, uma monitoria presencial abordando essa temática fora realizada, utilizando-se como metodologia a exposição das manobras especiais do exame físico reumatológico e a iconografia, esta última com o intuito de evidenciar os principais achados semiológicos da Reumatologia. OBJETIVOS: Avaliar a importância de uma monitoria presencial. tendo como tema o exame físico na reumatologia. na formação acadêmica dos estudantes de medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. METOLOGIA: Estudo quantitativo, embasado em um questionário estruturado fechado, composto por cinco perguntas dicotômicas, aplicado no mês de Setembro de 2021, aos alunos do sétimo semestre do curso de medicina UFC, campus Sobral. RESULTADOS: Todos os participantes responderam ao questionário. Desses, 100% afirmou que a monitoria fora útil para seu aprendizado e que a mesma fora completa, sendo suficiente para sanar todas as dúvida a respeito do exame físico na reumatologia. Quando perguntados se havia necessidade das demais monitorias serem presenciais, apenas 64% respondeu positivamente. Quanto à relevância da iconografia no aprendizado sobre os achados semiológicos, 90% respondeu que é essencial, enquanto os demais afirmaram não ser essencial, mas adjuvante. Quando perguntados se a organização de uma monitoria presencial sobre infiltração articular seria interessante, 100% dos alunos respondeu positivamente. CONCLUSÃO: O trabalho nos mostra a importância de monitorias práticas na formação dos acadêmicos de medicina, devendo estas serem estimuladas, embora a atual pandemia imponha certas restrições.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência