DESENVOLVIMENTO DE MINICURSO PARA A DISCIPLINA DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Luiza Soares Campelo
  • SAMUEL MARTINS PEREIRA
  • JosÉ Wellington Franco da Silva

Resumo

Devido a pandemia de Covid – 19, o semestre de 2021.1 permaneceu à distância. Assim, os alunos e professores tiveram que continuar suas rotinas remotamente, entretanto, já adaptados com a mudança por causa de semestres anteriores. Dessa forma, o processo de aprendizagem também passou por alterações e novas formas de ensino foram exploradas pela universidade. A monitoria se mostrou uma grande ferramenta de auxílio aos estudantes, tanto pelas experiências compartilhadas quanto pela aproximação entre os discentes. Dessa maneira, teve como principal objetivo desenvolver um minicurso sobre alguns dos conteúdos da disciplina de Probabilidade e Estatística do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Crateús e dar suporte aos alunos neste período atípico, como consequência melhorar o desempenho dos estudantes. Portanto, foram elaboradas 5 aulas sobre os temas: importância da probabilidade e estatística; introdução à probabilidade; probabilidade clássica e condicional, eventos independentes e introdução à estatística, com conceitos sobre média, mediana, moda, variância, distribuição de frequência e histograma. O principal meio de comunicação utilizado foi o aplicativo de mensagens Whatsapp, bem como a plataforma do Google Drive, onde eram disponibilizados os vídeos autorais e slides dos conteúdos explorados. Ao final do semestre foi feito um formulário para estimar a quantidade de alunos que consideraram relevantes os conteúdos abordados no minicurso e se os ajudou ao decorrer da disciplina. Dos 92 alunos matriculados nas duas turmas, 46 participaram do minicurso e 24 responderam ao formulário, dentre os quais 23 classificaram como relevante para a disciplina os assuntos tratados e consideraram que os ajudou. Pode-se perceber assim a importância da monitoria e o papel de auxílio a aprendizagem que o minicurso proporcionou aos estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência