INOVA-ODONTO: SOLUÇÕES PARA A PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Alana FÉlix Avelino
  • Ana Beatriz da Costa Torres
  • Bruna Damasceno Sá
  • Vinicius Antônio Novaes
  • Clélia Maria Nolasco Lopes
  • Clelia Maria Nolasco Lopes

Resumo

O projeto INOVA-ODONTO foi idealizado frente as dificuldades de profissionais quanto à saberes/práticas de promover saúde e prevenir/controlar doenças bucais, já que predomina o foco na cura de doenças. Mediante entrevistas ao mercado, constatamos a necessidade de nossos clientes em ampliar as modalidades de cuidado e atendimento na clínica. Assim, buscamos soluções que possibilitem aos dentistas, atuar na cura/prevenção e na promoção da saúde, contribuindo com a autonomia e participação de pacientes/comunidades no cuidado com a saúde, com o suporte de um software e plataforma online. A ideia é criar funcionalidades para a o uso de ferramentas de avaliação das necessidades dos pacientes; elaboração de um plano de cuidado profissional e autocuidado, considerando fatores determinantes; produção de saberes e práticas na tomada de decisões sobre hábitos e jeitos do viver saudáveis, com tecnologias inovadoras. O diferencial no mercado se traduz na comunicação direta entre profissional e paciente nas trajetórias do cuidado. O projeto assumiu o modelo de negócio B2G, visando, primeiramente, adentrar ao mercado no segmento do empreendedorismo social, tendo como mercado os profissionais cirurgiões-dentistas da Atenção Primária em Saúde de Fortaleza, sendo nossos clientes os gestores das unidades de atenção primária à saúde em interligação com os do programa saúde nas escolas. Com projeção de ingressar no mercado dos profissionais dentistas do setor privado de todo o Brasil. Nossa solução foi validada por demonstração de embasamento teórico do que irá conter em nosso aplicativo/site obtendo feedbacks positivos dos entrevistados, em relação à nossa ideia de produto. A monetização acontecerá por uma taxa mensal para o direito de usar o aplicativo e assessorias, mediante planos contratuais. Além disso, buscar por mantenedores que tenham interesse no marketing positivo e divulgação de logo no site.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Empreendedorismo e Inovação