GASTRONOMIA SOCIAL: ALIMENTANDO SONHOS PARA MULHERES DO GRANDE BOM JARDIM
Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência a partir das atividades realizadas nos Cursos de Capacitação de Biscoitos Doces e Salgados. O referido curso foi patrocinado pela empresa M Dias Branco que criou o Projeto Alimentando Sonhos; e o mesmo foi executado em parceria com a Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), do Movimento de Saúde Metal e Comunitária (MSM) e com o Programa de Extensão Gastronomia Social no Jardim da Gente, da Universidade Federal do Ceará, conhecido como GS-UFC. O Curso de Biscoito foi ministrado pelos bolsistas do GS-UFC e teve carga horária total de 20 h/a. O mesmo buscou capacitar mulheres para empreenderem a partir do aprendizado técnico, como uma forma de amenizar a péssima situação de desemprego e renda proporcionados pela pandemia da Covid-19. O curso foi realizado no mês de agosto do ano presente (entre os dias 01 e 05), na Associação dos Moradores do Bom Jardim e contou com 15 participantes. O conteúdo ministrado foi dividido em dois módulos, o primeiro, com duração de 4h/a, sobre boas práticas da manipulação de alimentos, higiene conforme a RDC nº 216/2004 e sobre cálculo de custos. O segundo módulo foi de 16h/a e compreendeu a parte prática da produção de biscoitos doces e salgados. Com o progresso do curso, foi perceptível a evolução das participantes em relação ao conhecimento teórico e técnico no preparo de biscoitos, quanto as habilidades e a criatividade. Esta última foi exercitada por muitas através de relatos destinados às embalagens e às formas de venda. Outro aspecto relevante verificado foi o impacto positivo na socialização entre as mulheres, pois algumas relataram a importância dessas capacitações não só para proporcionar melhorias financeiras, mas também para melhorar a autoestima, a autoconfiança, o empoderamento e reduzir a ansiedade.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.