A EXPERIÊNCIA COMO MONITOR NA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA RESTAURADORA LABORATORIAL

Autores

  • Eduardo Victor Vieira de Lima
  • Francisco Samuel da Costa Soares
  • Leticia Cardoso de Vasconcelos Rocha
  • Raul Matheus Pitombeira de Sousa
  • Emmanuel Arraes de Alencar Junior

Resumo

A Dentística Restauradora Laboratorial é uma disciplina teórico-prática do 5° semestre do curso de Odontologia da UFC. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um aluno como monitor da disciplina de Dentística Laboratorial. Trata-se de um relato de experiência realizado a partir da vivência como monitor da disciplina de Dentística Restauradora Laboratorial no período de Abril a Setembro de 2022. As maiores mudanças na disciplina ocorridas nesse período mencionado em relação aos anteriores foram a disponibilidade de instrumentais para os alunos do 5° semestre, que aumentou por conta de uma reorganização interna, possibilitando que a partir da turma iniciada em abril, todos os alunos tivessem todos os instrumentais requeridos pela disciplina; o reforço da prática de Isolamento Absoluto, que é de suma importância para disciplinas a partir do 6° semestre; e o esgotamento de materiais e itens do laboratório que não possuem reposição. Os Manequins utilizados pelos alunos vêm de fábrica com toda uma arcada de dentes artificiais, porém a faculdade não licita reposições desses dentes, repassando essa responsabilidade aos alunos, que muitas vezes se recusam a comprar por conta do preço restritivo, e passam a disciplina utilizando dentes já gastos. Alguns alunos utilizam dentes humanos doados por pacientes de exodontia para contornar esse problema, o que acompanha uma outra série de vantagens. O laboratório também não dispõe mais de kits de polimento para resina composta, o que acaba causando um impacto moral nos alunos, pois as ficam com um aspecto menos agradável, fazendo com que alguns duvidem da própria capacidade. Fica muito a cargo dos professores e monitores reforçar que o trabalho deles está muito bom, e que dadas as circunstâncias aquele é o resultado esperado. Dessa forma, os monitores acabam exercendo um papel fundamental na disciplina, ao incentivar os alunos e compartilhar seus conhecimentos e experiências clínicas e laboratoriais.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência