MONITORES EM AÇÃO NO ENSINO COLETIVO DE CORDAS DA UFC

Autores

  • Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcantara Universidade Federal do Ceará
  • Liu Man Ying Universidade Federal do Ceará
  • Dora Utermohl de Queiroz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n15.20171

Palavras-chave:

ensino coletivo de cordas, monitoria, ações de extensão.

Resumo

Esta pesquisa faz parte de um conjunto de ações investigatórias sobre o ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas na Universidade Federal do Ceará - UFC. O objetivo desse trabalho é compreender a importância dos monitores no desenvolvimento da metodologia do ensino coletivo de cordas no curso de música da UFC juntamente ao projeto de ensino coletivo de instrumentos Sinfonia.br e qual a relevância dessa experiência para a formação dos monitores na visão deles mesmos. A abordagem deste trabalho será qualitativa em um estudo de caso e sua metodologia se dará por meio de análise documental e uma entrevista grupo focal com todos os monitores que atuam com a metodologia na UFC. Sobressaiu-se nesta pesquisa a evolução dos projetos, o aumento do número de alunos inscritos e nas experiências proporcionadas aos monitores dessas ações de extensões que amadurecem sua formação docente, artístico, técnico-instrumental e humana a partir dessa oportunidade.

Biografia do Autor

Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcantara, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do curso de música da UFC

Liu Man Ying, Universidade Federal do Ceará

Professora de prática instrumental (violino e viola) no curso de música da Universidade Federal do Ceará

Dora Utermohl de Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Professora de prática instrumental (violloncelo e contra-baixo) no curso de música da Universidade Federal do Ceará

Referências

BONDÍA. Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Música: São Paulo, 2002.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

LIMA, Marlucia de Lima; FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes. A formação docente e musical através do ensino coletivo de cordas de violino: um relato de experiência no curso de extensão da Universidade Federal do Ceará. In. Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais: Teorias e práticas, 7., Sobral. Anais... Sobral: ENECIM, 2016. p. 263-270.

MATOS, Elvis de Azevedo. Orquestra de Câmara da UFC realiza hoje (23) concerto pelos 50 anos do Teatro Universitário, jun. 2015. Disponível em: <http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2015/6842-orquestra-de-camara-da-ufc-realiza-hoje-23-concerto-pelos-50-anos-do-teatro-universitario>. Acesso em: 10 abr. 2017.

MELO, Marcos Levi Bento. YING, Liu Man. A importância dos ambientes de formação musical através do ensino coletivo de cordas da UFC: Trajetórias e experiências. In. Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais: Teorias e práticas, 7., Sobral. Anais... Sobral: ENECIM, 2016. p. 244-253.

YING, Liu Man. Diretrizes para o ensino coletivo de violino. Tese de Doutorado. São Paulo, ECA-USP, 2012.

YING, Liu Man. O ensino coletivo direcionado no violino. Dissertação de mestrado. São Paulo, ECA-USP, 2007.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos Originais