ENGENHARIA NAS ESCOLAS, MEIO APROXIMADOR DO CT ÀS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Victor Cardoso Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Rafael Sousa Meira
  • Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n15.20301

Palavras-chave:

Topografia. Alunos. Vivência acadêmica. Engenharia.

Resumo

Com o intuito de permitir uma maior aproximação dos alunos do ensino médio público à vivência acadêmica e a evidenciar a geometria estudada na escola em aplicação, foram selecionadas cinco escolas no entorno do Campus do Pici para uma atividade de extensão. A ação atingiu alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio (cerca de 800 alunos). Destes, foram selecionados 40 que estariam interessados em participar de um minicurso sobre noções de topografia. Assim, foram formadas duas turmas de 20 alunos. Os encontros ocorreram em dois sábados para cada turma, com carga horária de 10 horas, no Laboratório de Geomática Aplicada. Foram abordados temas como: levantamento planimétrico e altimétrico com explanações da teoria e a experimentação, no campo, com instrumentos topográficos (teodolitos, níveis, estações totais). Os resultados alcançados informaram que 96,15% dos participantes avaliaram como “ótimo” o minicurso, e relataram estar motivados em cursar engenharia na UFC.


Referências

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos Originais