CINEMA, ECA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A ATUAÇÃO NA DISSEMINAÇÃO SOBRE OS DIREITOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO LAGAMAR

  • Andrezza Araújo Queiroz Universidade Federal do Ceará
  • Raquel Nascimento Sousa Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Direitos Humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente. Cinema.

Resumo

Esse relato de experiência tem por intuito apresentar a ação do projeto de extensão Cine NUCEPEC, vinculado ao Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC), que objetiva fomentar espaços de diálogo crítico e contextualizado acerca da temática infanto-juvenil, abordando questões que perpassem esses sujeitos através de reflexões e práticas voltadas à promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Utiliza-se recursos audiovisuais como mediadores para socialização e (re)construção de conhecimentos. De 2016 a 2017, foi desenvolvido um trabalho na Fundação Marcos de Bruin, no Lagamar, totalizando 12 encontros, com crianças de 04 a 12 anos, tendo como tema central Direitos Fundamentais, através do suporte teórico do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Participaram dessas atividades estudantes do curso de Psicologia da UFC. A utilização de filmes, vídeos e documentários, facilitam a compreensão da temática abordada, visto que, em seu conteúdo, representam vivências cotidianas, com as complexidades e os mundos diversos possíveis à vida de crianças, adolescentes e jovens, tornando mais concreto as problemáticas da discussão. Dessa forma, a realização do trabalho desenvolvido atua como uma forma de acesso desses sujeitos a uma possibilidade de transformação de sua realidade social, a partir do conhecimento de seus direitos, além de buscar formas de apropriação desses, sendo capazes de identificar quando forem violados ou descumpridos por omissão do poder público, familiares ou comunidade.

Biografia do Autor

Andrezza Araújo Queiroz, Universidade Federal do Ceará
Departamento de Psicologia. Psicologia do desenvolvimento e Direitos Humanos
Raquel Nascimento Sousa, Universidade Federal do Ceará
Departamento de Psicologia. Psicologia do desenvolvimento e social

Referências

AGUIAR, Maria Linekely da Silva. “Comungar é tornar-se um Perigo!”: A política de cultura dos Jovens em Busca de Deus (Jbd) e o desenvolvimento da cidadania cultural no Lagamar, Fortaleza-Ceará. Monografia. Universidade Estadual do Ceará. 2016, 145 f.

ALVES, L. R. G. et al. Educação e cibercultura. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2001. 78 p.

BRASIL. [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]. Estatuto da criança e do adolescente e legislação correlata [recurso eletrônico]: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e legislação correlata, Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, n. 122, 12 ed., 2014, 241 p.

CORDEIRO, Andréa et al. Direitos humanos de crianças e adolescentes: aprendizagens compartilhadas. Fortaleza: NUCEPEC/UFC, 2009. 280 p.

FANTIN, Monica. Crianças, cinema e mídia-educação: olhares e experiências no Brasil e na Itália. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Ilha de Santa Catarina, 2006.

FANTIN, Monica. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor>. Acesso em: 22 ago. 2018.

FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka. Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 69-96, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.perspectiva.ufsc.br>. Acesso em: 22 ago. 2018.

FUNDAÇÃO MARCOS DE BRUIN. Sobre a fundação marcos de bruin. Disponível em: <http://www.fmblagamar.com.br/>. Acesso em: 31 ago. 2018.

MACHADO, Patrícia Santos. Infância e cibercultura. 2013. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/107916>. Acesso em: 22 ago. 2018.

Vida de inseto. Direção: John Lasseter e Andrew Stanton. Produção: Darla K. Anderson. Interpretes: Dave Foley, Kevin Spacey, Julia Louis-Dreyfus, Hayden Panettiere e outros. Roteiro: John Lasseter e Andrew Stanton. Música: Randy Newman. [S. l.]: Pixar Animation Studios; Walt Disney Pictures, 1998. 1 DVD (95 mim).

VIEIRA, Emanuel Meireles; XIMENES, Verônica Morais. Conscientização: Em que interessa este conceito à psicologia. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 26, n. 52, p. 23-33, 2008.

Publicado
2018-12-27