CÍRCULO LINGUÍSTICO DE PALESTRAS DO HIPERGED: MOBILIZAÇÃO E SENTIDO ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v1.n8.3838Palavras-chave:
Círculo Linguístico de Palestras do Hiperged. Relação com Saber. Mobilização.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a participação dos estudantes de graduação no Círculo Linguístico de Palestras do Hiperged (CLIPHI) à luz da Teoria da Relação com o Saber, proposta por Bernard Charlot (2001) e amparada por outros autores como Dieb (2007), os quais definem as categorias que gravitam em torno do conceito de relação com o saber. Como metodologia, aplicamos questionários aos estudantes que participaram assiduamente das sessões promovidas pelo CLIPHI. Os dados analisados revelaram a motivação dos estudantes. Observamos que o principal sentido apontado pelos participantes do CLIPHI foi a busca de conhecimento e crescimento acadêmico e profissional, já que nesse espaço eles puderam interagir com doutorandos, mestrandos e pesquisadores-doutores de diversas outras universidades que contribuíram com o nosso projeto de extensão. Concluímos que o CLIPHI funciona como um agente motivador para os estudantes que têm interesse em questões ligadas à educação e tecnologia.