CÍRCULO LINGUÍSTICO DE PALESTRAS DO HIPERGED: MOBILIZAÇÃO E SENTIDO ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES

Autores

  • Ana Lívia Alves Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n8.3838

Palavras-chave:

Círculo Linguístico de Palestras do Hiperged. Relação com Saber. Mobilização.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a participação dos estudantes de graduação no Círculo Linguístico de Palestras do Hiperged (CLIPHI) à luz da Teoria da Relação com o Saber, proposta por Bernard Charlot (2001) e amparada por outros autores como Dieb (2007), os quais definem as categorias que gravitam em torno do conceito de relação com o saber. Como metodologia, aplicamos questionários aos estudantes que participaram assiduamente das sessões promovidas pelo CLIPHI. Os dados analisados revelaram a motivação dos estudantes. Observamos que o principal sentido apontado pelos participantes do CLIPHI foi a busca de conhecimento e crescimento acadêmico e profissional, já que nesse espaço eles puderam interagir com doutorandos, mestrandos e pesquisadores-doutores de diversas outras universidades que contribuíram com o nosso projeto de extensão. Concluímos que o CLIPHI funciona como um agente motivador para os estudantes que têm interesse em questões ligadas à educação e tecnologia.

Biografia do Autor

Ana Lívia Alves, Universidade Federal do Ceará

Jornalista. Graduanda em Letras Português - Francês. Interessada em Analíse do discurso, tecnologia e educação.

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência