Potencialidades Silentes: Identificando Alunos Surdos com Altas Habilidades/Superdotação ou Talentos em Sala de Aula

Autores

  • Diovanna Martins Peres da Silva
  • Tereza Liduina Grigório Fernandes
  • Tania Vicente Viana

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n5.3891

Resumo

O conceito de altas habilidades/superdotação vem sendo discutido e defendido em muitos países, envolvendo opiniões e teorias divergentes, sendo usado para identificar os indivíduos que se situam numa faixa de 3% a 5% da população, com capacidades acima da média em alguma área do saber ou do fazer. Independente de gênero ou condições socioeconômicas, esses indivíduos se encontram distribuídos entre homens e mulheres de todos os segmentos sociais, incluindo as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. Nesse sentido, procedeu-se à identificação de altas habilidades/superdotação em alunos com surdez das escola da rede de ensino público para surdos, na cidade de Fortaleza-CE. O objetivo geral foi identificar altas habilidades/superdotação em alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental. Especificamente, objetivou-se: i) verificar a concepção de altas habilidades apresentada pelos educadores; ii) identificar que características são reconhecidas pelos professores como altas habilidades em alunos com surdez e iii) averiguar o predomínio de acepções tradicionais, baseadas no rendimento escolar, ou de noções contemporâneas, referentes à totalidade do sujeito.

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Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

Artigos Originais