TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DOCÊNCIA

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO LÓCUS FORMATIVO

Autores

  • Danrley Universidade Federal do Ceará
  • Danielle Universidade Federal do Ceará
  • Alessandra Universidade Federal do Ceará
  • Luciana de Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v20.n2.42561

Palavras-chave:

Docência. Licenciatura. Tecnologia Digital. Extensão Universitária. Compreensão docente.

Resumo

A inserção de tecnologias digitais à prática educativa é uma demanda central das sociedades contemporâneas, o que sugere a necessidade do desenvolvimento de saberes que permitam a apropriação destas pelo professorado. O potencial formativo das atividades de ensino, pesquisa e extensão fora do currículo formal pode contribuir significativamente para este processo. Assim, este estudo teve por objetivo identificar as transformações na compreensão sobre o uso das tecnologias digitais na docência por professores em formação inicial. Para isto, foi empregado um estudo de caso com duas professoras em formação inicial e aplicados questionários antes e depois da utilização de tecnologias digitais na docência. A investigação demonstrou que as maiores mudanças atendiam a inquietudes iniciais, onde se destaca a superação de características vinculadas ao ensino tradicional. O estudo permitiu concluir que, ao resolver problemas concretos da docência, amparados pelas tecnologias digitais, ocorre a integração destas às competências dos sujeitos.

Downloads

Publicado

2021-03-12