INTERIORIZAÇÃO DO COMBATE À HANSENÍASE E TUBERCULOSE:

EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v21.n1.43619

Palavras-chave:

Hanseníase, Tuberculose, Educação em saúde

Resumo

Objetiva-se descrever ações de prevenção e combate à hanseníase e tuberculose, realizadas em município do interior do estado do Ceará, por integrantes da Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (LADES) enquanto internos de Enfermagem no programa Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC) do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de um relato de uma série de experiências extensionistas desenvolvidas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no município de Umirim, Ceará, nos dias 24 e 29 de março, e 24 de maio de 2019. Realizou-se, educação em saúde por meio de estratégias como roda de conversa e sala de espera, capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e divulgação em rádio local sobre sinais e sintomas da hanseníase com chamada da comunidade para o dia “D” de avaliação e prevenção de incapacidades por hanseníase com avaliação neurológica simplificada. Conclui-se que a interiorização de ações de saúde como as aqui relatadas permitem descentralizar e socializar o conhecimento científico desenvolvido na universidade e proporcionam a vivência de conceitos e fundamentos teóricos aprendidos por estudantes, permitindo consolidar e expandir conhecimentos, ao passo que sensibiliza a população frente a problemas de saúde pública importantes que assolam comunidades interioranas.

 

Biografia do Autor

Érica do Nascimento Sousa, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Residente em Enfermagem Obstétrica pela Residência Multiprofissional RESMULTI/UFC. Integrante da Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (LADES)

 

Cristina Oliveira da Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Residente em Oncohematologia pela Residência Multiprofissional RESMULTI/UFC. Integrante da Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (LADES).

Sacha Frota Nogueira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora da LADES.

Downloads

Publicado

2021-07-09