AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA FUNDAÇÃO CARIRENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v22.n2.43705

Palavras-chave:

Projetos. Responsabilidade social. Ação social. Qualidade de vida.

Resumo

Os projetos sociais em ações extensionistas podem viabilizar ações de responsabilidade socioambiental. Nesse contexto, o objeto de estudo dessa pesquisa é a Fundação Educadora do Cariri (FEC). Quais são as formas de ações de responsabilidade social dentro da FEC?  O objetivo geral do estudo é pesquisar ações de responsabilidade social dentro da FEC. Essa pesquisa é um estudo de caso único, utilizando a técnica de análise de conteúdo, a pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas e questionários. Analisou-se que o Projeto Reviver do Cariri, por via de ações de desenvolvimento sustentável, promove a inclusão social e a conscientização ambiental a partir de oficinas educativas que consistem na alfabetização de jovens e adultos, contribuindo assim, para a complementação escolar e ampliando a capacidade de leitura do mundo. Conclui-se que o projeto tem como proposta trabalhar com restauração de dependentes químicos em álcool e drogas. Uma espécie de terapia ocupacional direcionada, que trabalha construindo ou reconstruindo o cotidiano, observando as necessidades de cada residente, utilizando atividades devidamente prescritas para alcançar seu objetivo

Biografia do Autor

Raiane de Alencar Alves, Universidade Federal do Cariri-UFCA

Universidade Federal do Cariri(UFCA), graduanda em Administração de Empresas. Bolsista de Iniciação Científica-PIICT-PIBIC-CNPq/UFCA.

Amanda Rávilla Valério Xavier , Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Mestranda em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Cariri-UFCA. Ex-Bolsista de Iniciação Científica do PIICT, Bolsa PIBIC-UFCA e CNPq. Ex-Bolsista de Extensão pela Pró-Reitoria de Extensão- PROEX/UFCA.

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Universidade Federal do Cariri-UFCA

Prof. Adjunto III- Curso de Administração

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI-UFCA

Campus Cariri

Professor do Mestrado Profissional em Biblioteconomia do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia-PPGB/UFCA.

Professor do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável-PRODER/UFCA.

Doutor em Administração-Programa de Pós-Graduação em Administração- PPGA-UNIFOR/
Pós-Doutor em Administração e Controladoria-PPAC-UFC

Brasil

Downloads

Publicado

2022-03-18