PANORAMA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO EM ORTODONTIA NO BRASIL

Autores

  • Rodolfo Gonçalves Lima Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rodrigo Alves Lagrotta Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maurílio Araújo Pêgas Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vívian Gonçalves Carvalho Souza Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Márcio José da Silva Campos Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Carolina Morais Apolônio Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v22.n2.60051

Palavras-chave:

Universidade, Ortodontia, Saúde Pública

Resumo

A extensão universitária é definida como um processo educativo, científico e cultural, viabilizando a relação transformadora entre universidade e a sociedade. A Ortodontia é uma área da Odontologia cujos benefícios à saúde estão diretamente ligados à satisfação estética e social do paciente. Objetivou-se, por meio de revisão narrativa da literatura, traçar um panorama acerca da existência de projetos de extensão em Ortodontia, bem como ressaltar sua importância tanto para o ensino quanto para a sociedade. Foi realizada uma busca de estudos que abordassem projetos de extensão em Ortodontia nacionais, utilizando os descritores “Universidade”, “Ortodontia”, “Extensão”, “Saúde Pública”, nas bases de dados Lilacs, SciELO e BVS, dos últimos 20 anos (2000-2020). Foram recuperados 25 trabalhos inicialmente, sendo que após a exclusão dos artigos duplicados, 20 foram selecionados para leitura.  Os documentos selecionados passaram por uma triagem final pela leitura completa com o intuito de verificar se atendiam aos critérios de inclusão e exclusão, resultando em 5 artigos. Dentro dessa análise, o que se conclui é que ações que integram extensão e Ortodontia são escassas, predominam nas universidades públicas e apresentam prioritariamente caráter assistencialista à população, embora o aluno participante tenha sua formação diferenciada tanto no quesito clínico quanto no acadêmico.

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Publicado

2022-03-18