GUARDIÕES DA SAÚDE NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v23.n1.61047

Palavras-chave:

Materiais educativos e de divulgação, Infecções por Coronavírus, Prevenção de Doenças Transmissíveis, Saúde da criança

Resumo

O novo coronavírus possui alta transmissibilidade e exige a adoção de medidas preventivas para seu controle por parte de toda a população. A fim de promover o ensino e divulgação dessas medidas para o público infantil, é necessário o uso de estratégias lúdicas e criativas, como a história em quadrinhos. Neste sentido, este estudo tem como objetivo descrever a experiência na elaboração de uma história em quadrinhos para o ensino e divulgação de medidas preventivas da Covid-19 às crianças. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Este resulta da experiência de membros do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde – Interprofissionalidade na elaboração de um material a partir da problematização da realidade pelo Arco de Maguerez, considerando os pressupostos da teoria Sociointeracional e da Freiriana. A história em quadrinhos “Guardiões da saúde no combate ao coronavírus” conta com seis personagens e dois episódios, os quais abordam os principais conceitos acerca da doença e as principais medidas de prevenção. O material expõe a informação de forma lúdica e instigante a fim de promover os cuidados em saúde diante da pandemia. Essa experiência de extensão oportunizou a elaboração de uma tecnologia em saúde sob a práxis interprofissional, conectada à realidade imposta neste momento e alicerçada nos serviços e na comunidade, fundamental para o aprendizado colaborativo dos envolvidos.

Biografia do Autor

Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente da UFMT, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, MT, BR. E-mail: bruhinnah@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6652-593X

Caroline Lima Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente na Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem. Cuiabá, MT, BR. E-mail: carolinefonseca99@gmail.com. ORCID: 0000-0001-5974-4328

Henrique Neves Borges Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes. Cuiabá, MT, BR. E-mail: henriquennb@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3258-232X

Bárbara Carolina Herani Lima , Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição. Cuiabá, MT, BR. E-mail: barbaraherani@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3626-2187

Larissa de Almeida Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição. Cuiabá, MT, BR. E-mail: larissacosta1212@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7751-1931

Marcus Vinícius Mizoguchi , Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física. Cuiabá, MT, BR. E-mail: marcusmaringa@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7680-4393

Downloads

Publicado

2022-09-23