PERFIL DOS PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO CADASTRADOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Jose Evaldo Gonçalves Lopes Junior Universidade Federal do Ceará
  • Jose Humberto Azevedo de Freitas Junior Faculdade Santa Maria.
  • Alinne Danielle Jácome de Figueiredo Faculdade Santa Maria
  • Fabia Maria de Santana Faculdade Santa Maria

Palavras-chave:

Doença Cerebral. Epidemiologia. Perfil Epidemiologico

Resumo

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é definido pelaOrganização Mundial de Saúde (OMS) como “sinais de distúrbios focais (por vezesglobal) da função cerebral de evolução rápida durante mais de 24 horasocasionando a morte sem outra causa aparente além daquela de origem vascular”.O objetivo deste estudo foi analisar o perfil epidêmio-sócio-econômico depacientes acometidos por acidente vascular encefálico cadastrados na estratégiade saúde da família na cidade de Cajazeiras-PB. Caracterizou-se por ser um estudodescritivo com pesquisa de campo de natureza quantitativo e de carátertransversal com amostra de 24 pacientes. Os dadosda pesquisa foram coletados através do questionário de Berger. Os resultados do nosso estudo evidenciaramque não houve predominância quanto ao gênero, sendo a raça com predominânciaentre os negros 12 (50%). Em relação à classificação do AVE, demonstroumaior prevalência de AVE isquêmico 22 (91,7%) em relação ao hemorrágico. Afaixa etária de acometimento foi em média 67,51 e a moda com 71. Quanto àescolaridade 19 (79%) são analfabetos. Em relação à avaliação de incapacidadede acordo com a escala de Rankin modificada. Os indivíduos apresentam maiorproporção de incapacidade moderada 8 (33%) a grave com 6 (25%). Conclui-seatravés dos resultados que melhores estratégias de prevenção devem seroferecidas a população estudada.

Biografia do Autor

Jose Evaldo Gonçalves Lopes Junior, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Biotecnologia pela RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia   UFC/UECE, 2010), mestre em Ciências Fisiológicas (UECE, 2005), especialista em Saúde do Idoso (UECE, 2003) e Fisioterapeuta (UNIFOR, 1998).  Possui experiência didática nas disciplinas de Anatomia Humana Sistêmica e Locomotora, Cinesiologia e Biomecânica e Fisioterapia aplicada à Geriatria e Gerontologia. Atua como pesquisador no estudo das doenças traumatológicas, ortopédicas e reumatológicas no processo de envelhecimento, no estudo fitoquímico e no estudo do potencial farmacológico das plantas medicinais.

Jose Humberto Azevedo de Freitas Junior, Faculdade Santa Maria.

Mestre em ciências do desporto pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), especialista em fisioterapia neurológica pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduado em fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é professor do curso de fisioterapia da Faculdade Santa Maria-PB, membro do NDE e recepcionou o MEC na autorização e reconhecimento do mesmo. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase nas disciplinas: anatomia, fisiologia, histologia e embriologia, bioética, semiologia, imaginologia, fisiopatologia do sistema nervoso e fisioterapia aplicada nas disfunções do sistema nervoso.

Alinne Danielle Jácome de Figueiredo, Faculdade Santa Maria

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Santa Maria - PB.

Fabia Maria de Santana, Faculdade Santa Maria

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Santa Maria PB. É acupunturista reflexa pela Academia Brasileira de Acupuntura Reflexa e Naturopatia. Tem experiência com o NASF (núcleo de apoio à saúde saúde da família). Atualmente desenvolve serviços técnicos como fisioterapeuta através de: procedimentos de fisioterapia, preenchimento de laudos, atendimento individual, atendimento grupal, visitas domiciliares e palestras.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-06-30