AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS COM DISPLASIA BRONCOPULMONAR.

Authors

  • Ana Karine Fontenele de Almeida Maternidade Escola Assis Chateubriand
  • Elisete Mendes Carvalho Maternidade Escola Assis Chateubriand
  • Fabiane Elpídio de Sá Universidade Federal do Ceará
  • Lêda Maria da Costa Pinheiro Frota Universidade de Fortaleza

Keywords:

prematuro, displasia broncopulmonar, desenvolvimento infantil

Abstract

Objetivo: Descrever a avaliação comportamental de recém-nascidos pré-termo com displasia broncopulmonar. Métodos: Estudo transversal de recém-nascidos prematuros com peso ao nascer menor que 1500g e idade gestacional inferior a 32 semanas da Maternidade Escola Assis Chateubriand da Universidade Federal do Ceará. Utilizou-se o método proposto por Dubowitz e Dubowitz com análise dos 7 itens comportamentais. O estado de consciência do recém-nascido foi graduado segundo Brazelton (1973). Todos os neonatos foram avaliados pela mesma examinadora em um ambiente adequado. Para análise estatística, utilizaram-se o SPSS versão 17.0 e o teste qui-quadrado para o cruzamento de variáveis qualitativas. Resultados: Foram analisados 10 recém-nascidos prematuros com Displasia Broncopulmonar no período de fevereiro a dezembro de 2011 com idade gestacional ao nascer de 29,2±1,87 semanas e peso de nascimento de 1000±231g. Dos 7 itens avaliados, observou-se maior tendência a anormalidades em três. A orientação visual e auditiva dos neonatos avaliados mostrou-se abaixo dos resultados esperados para a idade corrigida de 40 semanas. Os achados das variáveis; irritabilidade e consolabilidade tiveram maior incidência de anormalidades nos recém-nascidos com DBP, sendo observado o choro persistente e de difícil regulação. Conclusão: A avaliação comportamental dos recém-nascidos pré-termo com displasia broncopulmonar evidenciou uma tendência à anormalidade. Tais resultados reforçam a importância de se inserir a avalição comportamental nos recém- nascidos de risco e com displasia broncopulmonar, como componente indissociável do cuidado da equipe de saúde, visto que tal enfermidade interfere no desenvolvimento neuropsicomotor e na qualidade de vida desse grupo de crianças.


Author Biographies

Ana Karine Fontenele de Almeida, Maternidade Escola Assis Chateubriand

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Fortaleza, possui residência em Saúde da Mulher e da Criança pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Desenvolvimento Infantil pela UFC.

Elisete Mendes Carvalho, Maternidade Escola Assis Chateubriand

Possui graduação em Fisioterapia e Especialização em Fisioterapia Cardio-Respiratoria pela UNIFOR, Especialização em Rede de Gestão do Cuidado ao Paciente Crítico pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente coordena o Serviço de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (HUWC/MEAC-UFC), sendo também Coordenadora Didático-Pedagógica da Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saude na área de Concentração de Saúde da Mulher e da Criança. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da MEAC-UFC. Docente e Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde na área de Concentração de Saúde da Mulher e da Criança. Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto Dr. José Frota (IJF). Professora Assistente do Curso de Gradação em Fisioterapia da UNIFOR das disciplinas Estagio Supervisionado Hospitalar em Fisioterapia e Trabalho de Conclusão de Curso. Docente do Curso de Especialização em Fisioterapia Cardiovascular e Pneumofuncional e do Curso de Especialização em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva nos modulos: Fisioterapia Pneumofuncional em Pediatria e Neonatologia, Ventilação Mecanica em Condições Clinicas Especiais e Suporte Ventilatorio Mecanico Invasivo e Não-Invasivo em Pediatria e Neonatologia ambos promovidos pela UNIFOR. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Cardio-Respiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistencia Fisioterapeutica no Periodo Neonatal, Pediatrico e Adulto.

Fabiane Elpídio de Sá, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1994). Atualmente é professor assistente - curso de fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: recém-nascido de baixo peso, prematuridade, humanização, método mãe canguru e manuseio do recém nascido, desenvolvimento infantil, educação comparada e saúde coletiva. Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - Eixo de pesquisa: Família, Sexualidade e Educação.

Lêda Maria da Costa Pinheiro Frota, Universidade de Fortaleza

possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1985) , especialização em Tratamento Precoce da Paralisia Cerebral - Método Evolutivo Neuropsicomotor pelo Instituto Brasileiro de Reeducação Motora (1988) e mestrado-profissionalizante em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (2002) . Atualmente é professor auxiliar da Universidade de Fortaleza, Professor auxiliar da Universidade de Fortaleza e Fisioterapeuta do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional , com ênfase em Fisioterapia Motora. Atuando principalmente nos seguintes temas: Neuropsicomotricidade, Experiências Maternas, Relacionamento Mãe-Filho.

Published

2014-12-30