ESTRATÉGIAS, POSSIBILIDADES E CONQUISTAS DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Gisele Maria Melo Soares Universidade Federal do Ceará
  • Maria Iracema Capistrano Bezerra Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Palabras clave:

Saúde da Família, Fisioterapia, Atenção Primária à Saúde.

Resumen

Introdução: Uma recente conquista da Fisioterapia foi sua inserção na Atenção Primária à Saúde (APS) desenvolvendo uma prática generalista e promotora de saúde através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Acredita-se que o relato de um caso clínico acompanhado pela Fisioterapia no cenário da Estratégia Saúde da Família pode proporcionar importante discussão sobre o papel e as possibilidades de atuação da categoria nesse campo. Descrição do relato de caso: Uma criança, 9 anos de idade, sofreu atropelamento, fraturou o fêmur e apresentou perda da funcionalidade por dor, edema e discrepância no comprimento dos membros inferiores. Foram realizados 4 atendimentos individuais com a fisioterapeuta no Centro de Saúde da Família. A conduta adotada foi a mobilização articular e orientações sobre exercícios domiciliares, promovendo a autonomia e a independência funcional do paciente. A funcionalidade foi quase totalmente recuperada. Além disso, outras conquistas foram alcançadas: a vinculação com a equipe Saúde da Família e a retomada da dinâmica familiar normal. Discussão: Os resultados descritos apontam para a resolubilidade do acompanhamento fisioterapêutico à família, configurando um novo formato de atuação do fisioterapeuta na APS e fortalecendo o potencial do compartilhamento de responsabilidades entre os profissionais.

Biografía del autor/a

Gisele Maria Melo Soares, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta, especialista em Saúde Pública, especialista em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, mestranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará e tutora da Fisioterapia na Residência Integrada em Saúde com ênfase em Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Maria Iracema Capistrano Bezerra, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Fisioterapeuta, Mestre em Saúde Coletiva, preceptora de categoria do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Fortaleza e docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza

Publicado

2014-06-27

Número

Sección

RELATOS OU SÉRIES DE CASOS