INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Palavras-chave:
Cadeiras, Escolares, Mesinhas, PosturasResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das carteiras escolares na postura de alunos da rede pública do município de Cajazeiras. A metodologia adotada foi um estudo exploratório de caráter quantitativo realizado de forma transversal, desenvolvido junto a duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, com sede na zona urbana, uma situada na zona norte e a outra na zona leste. Contou com um grupo de 60 alunos (metade para cada escola), que utilizam dois modelos de assentos distintos, a mesinha e a cadeira. Na coleta de dados utilizou-se o método de avaliação da simetria postural/corporal através do simetrógrafo e câmera que serviu como instrumento medidor das alterações posturais e também o método de RULA. Notou-se diante do estudo, que os alunos que utilizam os dois modelos de assento apresentaram problemas posturais. Confrontando ambos os grupos, observou-se que o grupo mesinha, apresentou 90% dos alunos com desvios posturais, enquanto que o grupo cadeira apresentou 93,3%. Pode-se perceber que os modelos de assentos utilizados pelos alunos e adotados pelas instituições de ensino tem sido comprometedores à saúde do estudante. Isso significa dizer que estes também tem contribuído significativamente para os problemas de postura do alunado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es), na qualidade de titular(es) do direito de autor do artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda(m) em ceder os direitos de publicação à revista "Fisioterapia e Saúde Funcional" e autoriza(m) que o mesmo seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista.