Proposte

Vai al Login o Registrazione sono richiesti per sottoporre articoli.

Lista di controllo per la predisposizione di una proposta

Durante la procedura di trasmissione di una proposta, gli autori devono verificare il rispetto dei seguenti requisiti; la submission potrebbe essere rifiutata se non aderisce a queste richieste.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • A capa do trabalho contendo título, autores, afiliações e endereço para correspondência deve ser incluída em um arquivo separado do restante do manuscrito. Nomes e afiliação dos autores não devem ser incluídos em nenhuma parte do documento principal, no momento da submissão.
  • Os metadados foram preenchidos completamente, incluindo a titulação de cada autor e co-autor.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O idioma do trabalho é o Português ou Inglês.
  • No caso de trabalho original, incluir o parecer de aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos.

Linee guida per gli autori

Os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados na seção acima. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas.

[PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS]

Tipos de Documentos Aceitos

- Artigos Originais: Manuscritos que trazem novas informações, com materiais, métodos e resultados relatados de forma sistemática.

- Artigos de Revisão: Revisões sistemáticas, com ou sem metanálise, elaboradas seguindo as recomendações do instrumento Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA).

- Relatos ou Séries de Casos: Manuscritos que apresentam condições patológicas ou métodos/procedimentos incomuns que dificultem a execução de um estudo científico tradicional.

- Notas Científicas/Notas Técnicas: Espaço destinado à publicação de cartas ao editor, resenhas, expertises de convidados, e ações de extensão por autores internos e/ou externos à Universidade Federal do Ceará.

Normalização

- Fonte e Formatação: O texto deve ser digitado em fonte Arial, tamanho 10, justificado, sem recuo de parágrafos. Recomenda-se que as seções principais sejam divididas em INTRODUÇÃO, MÉTODOS, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS, FINANCIAMENTO E AGRADECIMENTOS (quando necessário).

- Extensão do Manuscrito: Não há limitação para a quantidade de palavras. Entretanto, o manuscrito completo, incluindo a página de rosto e as referências, não deve ultrapassar 20 páginas. As referências devem estar limitadas a:

  • Artigos Originais: Mínimo de 25 e máximo de 50 referências.
  • Artigos de Revisão: Mínimo de 25 e máximo de 70 referências.
  • Notas Científicas/Notas Técnicas: Mínimo de 10 e máximo de 20 referências

[DOCUMENTO 1: IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES]

Um documento separado deve ser submetido, contendo as informações dos autores na respectiva ordem de autoria:

  • Nome do autor
  • Link do ORCID
  • Vínculo institucional
  • Autor para correspondência, com endereço de e-mail.

[DOCUMENTO 2: MANUSCRITO ANONIMIZADO]

I. Título

- Título Completo em Português: Informativo, pertinente, conciso e atrativo, descrevendo o conteúdo do artigo com no máximo 15 palavras.
- Título Completo em Inglês: Deve ser compatível com o título em Português e ter no máximo 15 palavras.
- Título Resumido: Máximo de 5 palavras, no idioma original do manuscrito.

II. Resumo / Abstract

O resumo deve ser estruturado e apresentado em um parágrafo único, com espaçamento simples, fonte Arial, tamanho 10, e não deve exceder 200 palavras. Não deve conter abreviaturas sem definição, exceto as internacionalmente conhecidas.

III. Descritores 

Os descritores devem ser escolhidos de acordo com o conteúdo do trabalho, em número de 3 a 5, seguindo o padrão DeCS ou MeSH. Apenas a primeira letra dos descritores deve ser maiúscula, separados por ponto.

Exemplo: Fisioterapia. Funcionalidade. Reabilitação. Capacidade pulmonar.

IV. Corpo do Texto

O corpo do texto deve ser estruturado nas seções: INTRODUÇÃO, MÉTODOS, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS, FINANCIAMENTOS E AGRADECIMENTOS (quando necessário). As seções principais devem ser capitalizadas e descritas em negrito (por exemplo, INTRODUÇÃO). As subseções devem ter apenas a primeira letra capitalizada e descritas em negrito (por exemplo, Limitações). O texto deve ser formatado em fonte Arial, tamanho 10, com espaçamento simples. O manuscrito completo, incluindo a página de rosto até as referências, deve ser submetido em formato Word (.doc ou .docx) e não deve ultrapassar 20 páginas. As margens devem ser moderadas (Sup: 2,5 cm; Inf: 2,5 cm; Esq: 2,0 cm; Dir: 2,0 cm).

Recomendações Específicas:

- Revisões sistemáticas e metanálises devem estar em consonância com os itens PRISMA (http://www.prisma-statement.org).

- Artigos de ensaios clínicos submetidos à revista devem estar em consonância com os itens CONSORT (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/)

- Estudos com seres humanos devem obrigatoriamente submeter no dashboard da revista, na área de submissão, o parecer de aprovação do comitê de ética em pesquisa. Além de informar acerca do parecer no corpo do texto.

V. Tabelas, Gráficos e Figuras

As figuras e imagens devem ser numeradas e legendadas, sendo incluídas no texto o mais próximo possível da citação. Devem ser preparadas com resolução mínima de 600 dpi e enviadas também em arquivos separados (.png, .jpg). Tabelas, gráficos e esquemas devem ser inseridos no texto obrigatoriamente na forma editável, e não como imagem.

VI. Referências

As referências devem seguir as normas de Vancouver. Devem ser numeradas conforme aparecem no texto e citadas sobrescritas, sem parênteses ou colchetes. Devem ser incluídas entre:

  • Artigos Originais: Mínimo de 25 e máximo de 50.
  • Artigos de Revisão: Mínimo de 25 e máximo de 70.
  • Notas Científicas/Notas Técnicas: Mínimo de 10 e máximo de 20.

Pelo menos 60% das referências devem ter sido publicadas nos últimos 10 anos em periódicos indexados e devem apresentar o DOI. Artigos sem DOI são desencorajados para compor os manuscritos submetidos. Todas as referências devem estar citadas ao longo do texto.

A utilização de um software para gerenciamento de referências como o Mendeley, EndNote ou Zotero é encorajado. No entanto, as referências podem ser inseridas manualmente. Clique aqui para acessar o guia para elaboração de referências no estilo Vancouver.

[PUBLICAÇÕES DE ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS E NÚMEROS SUPLEMENTARES]

A revista Fisioterapia & Saúde Funcional aceita propostas para a publicação de anais de eventos acadêmico-científicos como números suplementares. Para isso, o representante oficial do evento deve encaminhar uma solicitação ao editor-chefe, via e-mail, contendo uma descrição do evento, o tipo de publicação pretendida (resumos simples, resumos expandidos, artigos etc.), a data e a instituição do evento, o público-alvo, a página do evento e outras informações pertinentes. A equipe editorial avaliará a solicitação e emitirá um parecer de recusa ou aceite. Em caso de aceite, não será cobrada taxa, mas será encorajado que o evento disponibilize cotas de inscrição gratuita a serem distribuídas entre os discentes do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia e Funcionalidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) como contrapartida.

[TAXAS E VALORES DE SUBMISSÃO/PUBLICAÇÃO]

A revista Fisioterapia & Saúde Funcional não cobra taxas de revisão, submissão e/ou publicação em nenhuma circunstância. Todos os trabalhos editoriais são realizados de maneira voluntária, por isso, um período maior de tempo é necessário para adequar a agenda de seus colaboradores. O prazo máximo de resposta é de quatro meses a partir da submissão, podendo ser prorrogado por igual período, conforme a necessidade da equipe editorial sem a necessidade aviso prévio.

ARTIGOS ORIGINAIS

Novas informações com materiais e métodos e resultados sistematicamente relatados.

ARTIGOS DE REVISÃO

Revisões sistemáticas com ou sem metanálise elaboradas seguindo as recomendações do instrumento Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA).

RELATOS OU SÉRIES DE CASOS

Apresentando condições patológicas ou métodos/procedimentos incomuns que dificultem a execução de um estudo científico.

NOTAS

Espaço de publicação de carta ao editor, resenhas, expertises de convidados, ações de extensão por autores internos e/ou externos à Universidade Federal do Ceará.

Informativa sulla privacy

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.