Contexto estratégico do Curso de Graduação em Geologia da Universidade Federal do ceará: análise SWOT a partir da perspectiva docente
Resumo
O contexto estratégico do Curso de Graduação em Geologia da UFC foi avaliado a partir de discursos docentes, abordando a missão do curso, pontos fortes e fracos do ambiente interno e ameaças e oportunidadesdo ambiente externo. Assim, foram estabelecidas oito dimensões de avaliação. No ambiente interno, o alto nível do corpo docente foi considerado ponto forte, enquanto que foram considerados pontos fracos:
infraestrutura física; currículo; sobrecarga e desunião do corpo docente; relações políticas com a administração superior; desinteresse dos discentes e suporte e organização de aulas práticas. No ambiente externo, foram considerados oportunidades: mercado de trabalho em expansão e pesquisa científica. Foram considerados ameaças: imagem negativa junto à administração superior; deficiências na pós-graduação e retração do mercado de trabalho. Por meio da análise SWOT, determinou-se o caráter estratégico das relações entre graduação e pós-graduação na formação discente e aprimoramento da infraestrutura física. Também são estratégicas as relações entre organização didática e mercado de trabalho e as relações políticas com a administração superior da UFC. Nesse contexto, o corpo docente é importante para o aproveitamento de oportunidades e proteção contra ameaças do ambiente externo, tendo em vista a formação adequada dos futuros profissionais geólogos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos