INDICE DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (IVSA): ESTUDO DE CASO DO BAIRRO DE MÃE LUÍZA – NATAL/RN, BRASIL EM ESCALA DE DETALHE
Resumo
Este artigo tem como objetivo a elaboração de indicadores de risco relacionados a desastres socioambientais, sobre concepção teórico-metodológica dos estudos sobre o tema em Geografia. Tem como estudo de caso o bairro Mãe Luiza, em Natal, Estado do Rio Grande do Norte. Escolha que se deu pela ocorrência de desastres socioambientais no bairro. Visa evidenciar como foi transposto o desafio de produção de metodologia para análise do Índice de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA) exequível em escala de detalhe, de maneira mais simplificada possível. Para composição do IVSA, foram produzidos e correlacionados dois índices: o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS); e o Índice de Exposição Físico-natural aos Movimentos de Massa (IEMM), com base em questionário aplicado em malha regular. Foram definidas cinco classes de IVSA para o bairro: Muito baixo; Baixo; Médio; Alto; e Muito Alto. Com a espacialização dos dados, foram encontrados sete núcleos de muito alta vulnerabilidade socioambiental.Referências
ALMEIDA, L. Q. de. Vulnerabilidades Socioambientais de Rios Urbanos: Bacia Hidrográfica do Rio Maranguapinho, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará. 2010. 278 f. Tese (Doutorado) - Departamento de Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
CUTTER, S. L. Vulnerability to environmental hazards. Progress in Human Geography, v. 20, n. 4, p. 529-539, 1996.
CASTRO, A. L. C. Glossário de Defesa Civil: Estudo de Risco e Medicina de Desastres. Ministério do Planejamento e Orçamento. Brasília. 1998, 283p.
DNV MANAGE RISCK. Risk - A Word From Ancient Greece: Em Debater E Analisar O Aspecto Do Risco, Você Já Se Perguntou Sobre A Origem Do Termo "Risco"?. Disponível em: <http://www.dnv.com/focus/risk_ management/more_ information/risk_origin/>. Acesso em: 06 Jun. 2015.
GUERRA, A. J. T et. Al.. Criação de um sistema de previsão e alerta de riscos a deslizamentos e enchentes, visando minimizar os impactos socioambientais no bairro Quitandinha, Bacia do Rio Piabanha (Afluente Do Paraíba Do Sul), Município de Petrópolis-RJ. Anais II Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul: Recuperação de Áreas Degradadas, Serviços Ambientais e Sustentabilidade, Taubaté, Brasil, 09-11 dezembro 2009, IPABHi, p. 785-824.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010 - Natal. Rio de Janeiro, 2013.
IPCC. Managing the risks of extreme events and disasters to advance climate change adaptation. a special report of working groups i and ii of the intergovernmental panel on climate change. Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, Cambridge, UK, New York, NY, USA. Disponível em: <http://ipcc-wg2.gov/SREX/images/uploads/SREX-All_FINAL.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2014. 2012.
OLIVEIRA, F. F. G. de. Caracterização e diagnóstico de impactos ambientais em Natal/RN com apoio de geoprocessamento. Dissertação (Mestrado em Geografia) – UFRN, Natal, 2003.
SILVA, E. L. aplicação de modelo de predição de escorregamentos para gestão de riscos de desastres como subsídio às políticas públicas locais no Município de Vitória/ES. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Brasília. Brasília. 119p. 2011.
VEYRET, Y. Os Riscos: O Homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2007.