POTENCIAIS IMPACTOS AMBIENTAIS NO TRANSPORTE DE PETRÓLEO E DERIVADOS NO RIO SOLIMÕES, AM — RESULTADOS PRELIMINARES
Palavras-chave:
Impacto ambiental, Petróleo, Óleo diesel, GasolinaResumo
Os resultados aqui apresentados foram extraídos dos trabalhos de um dos grupos de pesquisa (GEO-AMBIENTE) do projeto “Potenciais Impactos Ambientais no Transporte Fluvial de Gás Natural e Petróleo na Amazônia” – PIATAM, no qual foram realizados experimentos visando obter parâmetros que permitam mitigar eventual impacto ambiental no transporte de petróleo, óleo diesel e gasolina no rio Solimões. Para tanto foram selecionados locais com características típicas do ambiente de várzea existentes na região, no limite das bacias do Amazonas e Solimões no trecho entre o Terminal Solimões em Coari e a Ilha do Baixio, em Iranduba - AM. A granulometria predominante dos sedimentos estudados é areia fina. A penetrabilidade média de petróleo, óleo diesel e gasolina após 12 horas foram 6,1; 20,6 e 23,9 cm respectivamente.