Experiência Metodológica no Ensino da Disciplina Hidrogeologia no Curso de Graduação em Geologia do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará

Authors

  • José Antonio Beltrão Sabadia

Abstract

O presente trabalho representa uma experiência de estudo no primeiro Curso de Especialização em Ensino de Geociências, realizado pelo Departamento de Ciências Exatas - Área de Geociências, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em convênio com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Originalmente, o “Curso de Especialização em Ensino de Geologia no Nível Superior” teve seu início em 1979, promovido pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio financeiro da CAPES, tendo como corpo docente os professores da Faculdade de Educação da UFPA e do Grupo de Ensino em Geologia (GEG, nascido na Universidade de São Paulo/USP) e como participantes os professores do citado departamento. O Departamento de Geologia da UFPA manifestou o interesse em realizar especialização dessa natureza, fundamentada na carência de formação didático-pedagógica dos docentes geólogos, não contemplada por qualquer disciplina no curso de graduação em Geologia. No contexto nacional essa carência foi confirmada pelos resultados da pesquisa executada pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) com o apoio do MEC (SBG/MEC em 1981) e a necessidade de supri-la manifestada em diversos conclaves da comunidade geológica, especialmente no Simpósio Nacional sobre o Ensino de Geologia/SBG de 1982. A partir de 1984, com a contratação pela UNICAMP de parte dos profissionais do Grupo de Ensino de Geologia (GEG/SP), o Curso de Especialização (CE) passa a ser ofertado bienalmente pela Área de Educação Aplicada às Geociências (AEAG) do Instituto de Geociências (IG - UNICAMP), contando com a colaboração do Departamento de Metodologia de Ensino (DEME) da Faculdade de Educação também da UNICAMP, tendo-se transformado em uma atividade permanente com a oferta em 1992. De acordo com o Regimento Interno do Curso de Especialização de Geociências (UNICAMP) o curso se destina a graduados em cursos superiores, tendo como objetivo a atualização e a melhoria dos conhecimentos em geociências e metodologia do ensino em geociências e, na medida do possível, a obtenção de acesso a novos resultados de pesquisas, passíveis de utilização imediata no magistério de terceiro grau. O primeiro Curso de Especialização em Ensino de Geociências oferecido pela Universidade de Feira de Santana (UEFS) em convênio com a UFBA e UNICAMP, teve sua estruturação elaborada de acordo com o formato atualmente adotado pela UNICAMP, sendo realizado em duas fases de aulas - a primeira de 3/julho a 4/agosto de 1995 e a segunda de 8/janeiro a 9/fevereiro de 1996, ou seja, correspondentes aos períodos de férias letivas, contando ainda, com uma fase intermediária (Trabalho Piloto), integralizando sete meses de atividades. A etapa relacionada ao Trabalho Piloto (TP) encontra-se vinculada às disciplinas ministradas pelos docentes participantes do Curso de Especialização nas suas instituições de origem. Consiste de um trabalho teórico-prático com a finalidade de subsidiar reestruturações no processo de planejamento de ensino e substanciar a composição da monografia a ser apresentada ao final do curso. A citada monografia (TP), neste caso, teve como ponto de partida a Experiência Metodológica no Ensino da Disciplina Hidrogeologia no Curso de Graduação em Geologia do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará.

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