Educação Ambiental e Gestão das Águas em Rondônia - Brasil: a atuação da ACQUA VIVA REDE UNIR
Abstract
Este artigo aborda a experiência do Acqua Viva Rede UNIR – pelas Águas de Rondônia e tem como objetivo apresentar para debate o processo educativo em desenvolvimento, no qual se tem como pressuposto básico a Educação Ambiental como instrumento de mobilização social em prol da gestão participativa das águas. Embasado em referenciais teórico-metodológicos, relata-se o processo de formação do Acqua Viva Rede UNIR e as atividades desenvolvidas de forma regionalizada, com participação de professores, alunos, técnicos, gestores e comunidade em geral, evidenciando-se o trabalho educativo com temas baseados nas geociências, as parcerias institucionais e os resultados obtidos, entre os quais, a organização dos Centros de Difusão do Acqua Viva Rede UNIR considerando-se a divisão hidrográfica do estado de Rondônia, a qual constitui a base territorial para a implantação dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Conclui-se que a Educação Ambiental constitui o caminho e o meio para a efetiva gestão participativa das águas, descentralizada em Comitês de Bacias Hidrográficas e voltada ao desenvolvimento sustentável.