ANÁLISE SWOT DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores/as

  • Wellington Ferreira da Silva Filho
  • Maxweel Veras Rodrigues
  • José de Araujo Nogueira Neto
  • José Antonio Beltrão Sabadia
  • Cynthia Romariz Duarte
  • Valmi Abintes Nunes

Resumen

A situação estratégica recente do Curso de Graduação em Geologia da UFC foi avaliada a partir de discursos coletivos discentes, abordando o objetivo principal do curso, pontos fortes e fracos do ambiente interno e ameaças e oportunidades do ambiente externo. No ambiente interno, “Corpo Docente” (alto nível geral) foi considerado ponto forte, enquanto “Atividades Curriculares”, “Infraestrutura Física”, “Atividades Extracurriculares” e “Corpo Docente” (deficiências específicas) foram considerados pontos fracos. No ambiente externo, “Mercado de Trabalho” foi considerado oportunidade, enquanto “Atribuições profissionais - CREA”, “Falta de apoio e investimentos da UFC” e “Carência de oportunidades de estágios” foram considerados ameaças. Através da análise SWOT, determinou-se que as estratégias devem se focalizar no corpo docente para aprimorar a formação dos alunos, tendo em vista as oportunidades do mercado de trabalho. Também foi identificada a importância do corpo docente na reversão dos pontos fracos para o aproveitamento de oportunidades e a proteção contra ameaças do ambiente externo.

Publicado

2019-03-21

Número

Sección

Artigos