O MÉTODO DE ENSINO MONTESSORIANO: UMA ANÁLISE EM DUAS ESCOLAS, NO BRASIL E NA ESPANHA

Autores

  • Katia Cilene David da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Sara de Paula Lima UFC
  • Bárbara Pereira Ferreira UFC
  • Glauber Lima Moreira UFC

Palavras-chave:

Educação tradicional, Método Montessori, Pedagogia ativa, Motivação, Ensino colaborativo

Resumo

Neste artigo propomos uma análise do método montessoriano com o intuito de repensar o sistema tradicional de ensino em uma reflexão sobre sua concepção e abordagem, considerando sua preponderância na maioria das escolas brasileiras e do mundo. Realizamos um estudo comparativo em duas escolas de tendência renovada, na cidade de Fortaleza-Brasil e na cidade de Burgos-Espanha, que se opõe ao sistema tradicional. Em linhas gerais, o delineamento da pesquisa deu-se por meio da coleta de dados a partir de entrevista, observação, levantamento bibliográfico e de materiais didáticos. Nesse sentido, verificamos que a escola ativa investe na motivação, na valorização do trabalho da criança e na primazia de sua liberdade. Os resultados também mostram que as escolas investigadas investem na criatividade por meio da ludicidade e do pensar com base na autorresponsabilidade e autorreflexão, em uma aprendizagem colaborativa em razão do respeito ao outro e à natureza.

Downloads

Publicado

2021-07-19

Como Citar

da Silva, K. C. D., Lima, S. de P. ., Pereira Ferreira, B., & Lima Moreira, G. . (2021). O MÉTODO DE ENSINO MONTESSORIANO: UMA ANÁLISE EM DUAS ESCOLAS, NO BRASIL E NA ESPANHA. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 9(1), 03–20. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71068