Edições anteriores

  • ESTUDOS EM LINGUÍSTICA APLICADA
    v. 11 n. 2 (2023)

    Este número semestral da revista eletrônica do Geppele encerra as edições referentes ao ano de 2023. Com temática livre, esta edição brinda o seu leitor com artigos sobre questões diversas, relacionadas ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) e, ainda, com um texto na área da Sociolinguística Educacional, mais especificamente, no que tange ao ensino do voseo, considerando as variedades da Língua Espanhola.

    Compõem esta edição artigos de autoria de pesquisadores e alunos dos Cursos de Letras-Espanhol (diurno e noturno) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Há, ainda, um artigo de uma aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). O primeiro artigo, de autoria de Adelmo Nascimento Souza e Valdecy de Oliveira Pontes, é um relato de experiência, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) de Espanhol da UFC. No texto, os autores explicitam suas características e etapas, em especial, a proposta de intervenção de um minicurso intitulado: “Español en Casa", que propiciou o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira a alunos do Ensino Médio, no contexto pandêmico, desenvolvido em uma escola pública profissionalizante. Para a realização do trabalho, os autores tomaram como referência as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - OCNEM (BRASIL, 2006), as contribuições de Pimenta e Lima (2010) e de Almeida Filho (1993). À guisa de conclusão, os autores destacam a importância do Programa de Residência Pedagógica para a formação do professor e para a escola-campo que recebe o projeto, posto que fortalece a construção integral do futuro professor de E/LE, colaborando com a sua formação cidadã.

    O segundo artigo, de autoria de Alicia Rocha Martins e Maria Valdênia Falcão do Nascimento, traz um relato de experiência de outro projeto da residência pedagógica da Língua Espanhola em uma escola pública de Fortaleza. Nele, as autoras refletem sobre a utilização de materiais didáticos de Espanhol para alunos com deficiência visual (DV) e sobre a importância desses materiais para uma aprendizagem eficaz do espanhol como língua estrangeira. Através da análise de propostas didáticas aplicadas em aula, com materiais em Braille e com audiodescrição, discutem como esses tipos de recursos podem influenciar na eficácia do processo de ensino e aprendizagem. Por fim, as autoras concluem que ainda precisamos continuar buscando formas de quebrar as barreiras, que os alunos com deficiência enfrentam na escola.

    O terceiro artigo, de autoria de Daniel da Silva Ramos Araújo e Valdecy de Oliveira Pontes, apresenta propostas didáticas aos professores de Espanhol do Ensino Médio no Brasil, para que possam introduzir os alunos nas diversas variedades do "voseo" na América, como o "voseo" argentino e chileno, por exemplo, e suas respectivas particularidades. Além disso, sugerem trabalhar com o cinema, pois conforme Vizcaíno (2007), o cinema pode ser uma ferramenta de trabalho facilmente incorporada a qualquer tipo de metodologia, permitindo que o professor trabalhe de maneira motivadora e criativa, com variedade de temas e situações autênticas de linguagem. Para os autores, estas propostas didáticas serão úteis para fomentar a consciência do aluno em relação à diversidade linguística, conforme sugerido pelas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - OCNEM (Brasil, 2006) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM (Brasil, 2000). Como contribuição teórica desse trabalho, utilizam a perspectiva da Sociolinguística de William Labov (1966, 2001, 2008) e da Sociolinguística Educacional, com as pesquisas de Pontes (2012), Pontes e Francis (2014), Pontes e Brasil (2017), Pontes e Coan (2013). Em relação ao "voseo" na Argentina e no Chile, explicitam os estudos de Carricaburro (1997, 2010, 2015), Félix Morales (1972-1973), Malmberg (1974), Torrejón (1989), Rincón (2009), Couto e Kulikovski (2011).

    O quarto artigo, de autoria de Evenildo Queiroz Santiago, Valdecy de Oliveira Pontes e Wygner Mendes da Silva, é fruto de uma análise sobre a abordagem das categorias verbais Tempo e Aspecto, por parte da coleção didática “Vente”. Os autores objetivam averiguar como as categorias verbais, no ensino dos pretéritos simples (PPS) e composto (PPC) do modo indicativo, são exploradas no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) e, ademais, colaborar com a elaboração e avaliação dos materiais de Língua Espanhola. Para o estudo das categorias verbais Tempo e Aspecto no PPC e PPS em Língua Espanhola, os autores retomam os estudos de Pontes (2009, 2012), Gómez Torrego (2002), Ilari (2001), Gutiérrez Araus (1997), Godoi (2001), Comrie (1985) e García Fernández (2008). Para a análise dos dados, consideram as seguintes questões: a) variedades do PPC e PPS no Espanhol em distintos contextos; b) marcação do tempo por verbos, advérbios ou contexto; c) o tratamento do Aspecto; e d) traços aspectuais. Ao fim da análise, os autores concluem que o material didático examinado apresenta uma abordagem superficial em relação ao tratamento das categorias verbais Tempo e Aspecto, no ensino do Pretérito Perfeito Composto e do Pretérito Perfeito Simples.

    O quinto artigo, de autoria de Fernanda Almeida Freitas e Valdecy de Oliveira Pontes, apresenta uma análise do tratamento dado ao pluricentrismo normativo da Língua Espanhola nas unidades didáticas e nas orientações teórico-metodológicas da coleção Entre Líneas. Este estudo adota fundamentos da glotopolítica (MILROY, 2011; DEL VALLE, 2005; LAGARES, 2018) e parte de orientações dadas pelo Plano curricular do Instituto Cervantes para o ensino de ELE. A análise dos dados toma como pressupostos teóricos a Teoria da Variação e da Mudança linguística (Weinreich, Labov, Herzog, 2006; Labov, 2008) e as reflexões de linguistas hispânicos e brasileiros sobre o tema, como como Lipski (1996), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Silva-Corvalán (2001), Blas Arroyo (2005), Andión Herrero (2013, 2019), Faraco (2008), Pontes (2014), Pereira, Pontes e Souza (2016), Calderón Campos (2010) e Bagno (2002, 2007). Os resultados apontam para uma predominância do trabalho pedagógico, da coleção sob análise, com as variantes linguísticas próprias da norma-padrão madrilenha e para a ausência de suporte didático sobre o ensino da variação linguística nas orientações teórico-metodológicas dadas ao professor.

    Ao publicarmos mais esta edição, desejamos que a leitura dos artigos deste dossiê atemático contribua para a divulgação e realização de pesquisas no âmbito da Língua Espanhola, considerando as suas especificidades e as múltiplas perspectivas das áreas da Linguística Aplicada e da Sociolinguística Educacional. Por último, reiteramos o nosso agradecimento aos autores e aos avaliadores que contribuíram para a realização desta edição.

     

    A Comissão Organizadora

     

    Maria Valdênia Falcão do Nascimento (UFC)

     

    Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)

     

    Raphael Chaves (UFC)

  • COLETÂNEA: ESPANHOL EM FOCO - Língua, literatura e ensino.
    v. 11 n. 1 (2023)

    Este número semestral da revista eletrônica do Geppele inicia as edições referentes ao ano de 2023. Com temática livre, esta edição brinda o seu leitor com artigos sobre questões diversas, relacionadas à Literatura em Língua Espanhola, e, ainda, traz três relatos de experiências sobre: (i) a gamificação e o avaliação no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE); (ii) o uso de novas tecnologias e o ensino de E/LE, no contexto da pandemia de COVID; (iii) as rodas de conversas com discentes do curso de Letras-Espanhol noturno da Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Compõem esta edição cinco artigos de autoria de alunos e professores dos cursos de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. O primeiro artigo, de autoria de José Armando Araújo Pires Neto, Priscila Matias Moreira Rodrigues e Thalia Aparecida Sousa Martins, analisa os traços irônicos e seu subjacente efeito humorístico, presente na famosa obra da Literatura Espanhola Lazarillo de Tormes. Após as análises empreendidas, os autores concluem que, mesmo reprovando a corrupção de seus amos, o pícaro acaba por render-se ao modelo que condena.

    O segundo artigo, de autoria de Yasmin Severo Nogueira, busca, por meio de uma leitura interpretativa e crítica, identificar de que maneira se explicita o poder da palavra como instrumento de manutenção da memória no último conto do livro Mulheres de olhos grandes, publicado em 1991 pela autora mexicana Ángeles Mastretta. Esse texto nasce tanto da percepção do pequeno numero de estudos brasileiros referentes à obra da escritora, restritos a uma ou duas de suas publicações mais conhecidas, quanto do desejo de propor uma perspectiva de análise fora do quadro em que esses ocorrem, buscando, em quatro seções, examinar como Mastretta conseguiu, em um conto de tão curta extensão, exemplificar magnificamente a importância e o poder da palavra, tanto no processo de consolidação de memórias individuais e coletivas, quanto na construção do "Eu".

    O terceiro artigo, de autoria de Andreia Machado Nogueira e Maria Valdênia Falcão do Nascimento, apresenta o relato da experiência de uma discente e de sua orientadora no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira a aprendizes brasileiros, no contexto da pandemia de COVID. Essa experiência se deu no âmbito do Programa de Residência Pedagógica - CAPES / UFC, que foi desenvolvido no período de 2020 a 2022, numa escola de Ensino Médio, da rede estadual de ensino do Estado do Ceará.

    O quarto artigo, de autoria de Gisleuda de Araújo Gabriel, Germana da Cruz Pereira e Marta Santos Costa, enfoca a gamificação no processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras, a fim de demonstrar alguns recursos que, aplicados em atividades de ensino e aprendizagem, podem proporcionar o aumento do engajamento e da motivação em aulas de Línguas Estrangeiras (LE). Nesse sentido, as autoras compartilham um relato de experiência, a fim de destacar aspectos vivenciados em uma aplicação avaliativa de gamificação, numa turma do 7o ano de um Colégio em Itabuna - Bahia. Além disto, há a articulação de conceitos das teorias da linguagem e de ensino e aprendizagem de LE no intuito de: (1) analisar de que forma as teorias de letramento em jogos digitais podem se articular no processo de formação de professores de LE e (2) verificar pontos positivos e/ou negativos dos jogos digitais, no ensino e aprendizagem de LE.

    O quinto artigo, de autoria de Jamilly Linhares de Sousa, Ashley Reátegui Saraiva e Kátia Cilene David da Silva, relata uma série de rodas de conversa que visaram um diálogo mais estreito entre os discentes e a coordenação do Curso de Letras Espanhol noturno da Universidade Federal do Ceará, contando com o suporte das bolsistas do Projeto Movimentando o Espanhol - MOVE do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência – PAIP, no ano de 2021. Nesses encontros, foram debatidos temas relevantes em torno do meio acadêmico e administrativo, tais como: 1. análise do Projeto Pedagógico do Curso; 2. apresentação da gestão acadêmica do curso; 3. esclarecimentos sobre as horas complementares e de extensão; 4. introdução das monitorias em andamento. No total, foram programados seis encontros online, esses ddistribuídos entres os meses de julho até novembro de 2021.

    Ao publicarmos mais esta edição, desejamos que a leitura dos artigos deste dossiê atemático contribua para a divulgação e realização de pesquisas no âmbito do Hispanismo brasileiro, considerando as suas especificidades e as múltiplas perspectivas. Por último, reiteramos o nosso agradecimento aos autores e aos avaliadores que contribuíram para a realização desta edição.

  • ESTUDOS EM LINGUÍSTICA APLICADA
    v. 10 n. 1 (2022)

    Iniciamos o primeiro número de 2022 da revista eletrônica do Geppele com artigos de alunos e professores de graduação e de programas de pós-graduação de várias instituições brasileiras. Neste dossiê, há propostas significativas para o ensino de leitura e escrita em língua estrangeira, além da proposição de uma sequência didática com plataforma digital Quizizz e, por fim, ricas reflexões, no que tange ao pluricentrismo e à norma pan-hispânica e o livro didático de espanhol como língua estrangeira (E/LE).

  • Trabalhos em Linguística Aplicada - Dossiê
    v. 9 n. 2 (2021)

    CAPA
    “Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central”
    Diego Rivera
    1947
    Mural
    65,3 m x 15,67m²
    A obra da capa trata-se de um fragmento do mural intitulado “Sueño de una tarde
    dominical en la Alameda Central”, feito pelo pintor mexicano Diego Rivera entre os anos
    de 1946 e 1947. É a principal obra em exibição permanente no Museu Mural Diego
    Rivera, localizado no Centro Histórico da Cidade do México. No fragmento, é possível ver
    o pintor retratado como criança rodeado por figuras emblemáticas da história mexicana.
    Tal obra foi escolhida para esta edição como um símbolo da pluralidade de pensamentos
    dos autores envolvidos na construção desta coletânea.

    Desenvolvida por: Ashley Evelyn Reategui Saraiva (UFC)

  • Coletânea Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras – CELEST UFC
    v. 9 n. 1 (2021)

    CAPA
    “Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central”
    Diego Rivera
    1947
    Mural
    65,3 m x 15,67m²
    A obra da capa trata-se de um fragmento do mural intitulado “Sueño de una tarde
    dominical en la Alameda Central”, feito pelo pintor mexicano Diego Rivera entre os anos
    de 1946 e 1947. É a principal obra em exibição permanente no Museu Mural Diego
    Rivera, localizado no Centro Histórico da Cidade do México. No fragmento, é possível ver
    o pintor retratado como criança rodeado por figuras emblemáticas da história mexicana.
    Tal obra foi escolhida para esta edição como um símbolo da pluralidade de pensamentos
    dos autores envolvidos na construção desta coletânea.

    Desenvolvida por: Ashley Evelyn Reategui Saraiva (UFC)

  • Artigos em Temática Livre
    v. 8 n. 2 (2020)

     

    Este número semestral da revista eletrônica do GEPPELE encerra as edições referentes ao ano de 2020. Com temática livre, esta edição brinda o seu leitor com artigos sobre questões diversas, relacionadas ao ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE) e, ainda, com um texto no âmbito da descrição e análise linguística da língua espanhola, mais especificamente, no que tange ao nível fonético-fonológico.

    Compõem esta edição seis artigos de autoria de pesquisadores de diversas universidades brasileiras.

     

     

    A Comissão Organizadora

     

    Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)

    Maria Valdênia Falcão do Nascimento (UFC)

    Kátia Cilene David (UFC)

    Raphael Chaves de Sousa (UFC)

  • Estudos em Lingua Espanhola
    v. 8 n. 1 (2020)

    APRESENTAÇÃO

    É com satisfação que publicamos o número temático da revista eletrônica do Geppele intitulado “Estudos em língua espanhola: língua, literatura e ensino”. A partir dele, além de promovermos o intercâmbio de pesquisas, no âmbito do hispanismo brasileiro, mais especificamente nas áreas de língua, literatura e ensino, estamos consolidando um periódico no nordeste brasileiro.

    Compõem esta edição oito artigos de autoria de alunos e professores da Universidade Federal do Ceará.

     

    A Comissão Organizadora

     

    Prof. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)

    Profa. Dra. Maria Valdênia Falcão do Nascimento (UFC)

    Profa. Dra. Kátia Cilene David da Silva (UFC)

  • Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras
    v. 7 n. 1 (2019)

    EDIÇÃO TEMÁTICA: “Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras”

  • Revista Eletrônica do GEPPELE
    v. 6 n. 2 (2018)

    Edição Espacial: “A articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão dos cursos de Letras, com licenciatura em Língua Espanhola do Ceará”

  • Revista Eletrônica do GEPPELE
    v. 6 n. 1 (2018)

    Edição especial IV Colóquio do GEPPELE

    “Caminhos para a consolidação da formação de professores e do ensino de espanhol no Brasil”

     

  • Revista Eletrônica do GEPPELE
    v. 3 n. 1 (2015)

    DOSSIÊ: "LETRAMENTOS E SUAS INTERFACES COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA."

  • Revista Eletrônica do GEPPELE
    v. 2 n. 2 (2014)

    DOSSIÊ: NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA REALIDADE DO ENSINO, APRENDIZAEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL.

  • Revista Eletrônica do GEPPELE
    v. 2 n. 1 (2014)

    DOSSIÊ: CONSTRUINDO ROTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL NO BRASIL.

    Este dossiê, intitulado Construindo rotas para a formação de professores de
    espanhol no Brasil, em boa hora organizado pelos Professores Elzimar Goetenauer de Marins Costa (UFMG), Cristiano Silva de Barros (UFMG) e Cícero Anastácio Araújo de Miranda (UFC), deixa clara a preocupação com a qualidade, ao reunir nove artigos de professores e pesquisadores de nove diferentes universidades brasileiras, todos sobre o tema da formação do professor de espanhol e as questões daí surgidas, em várias
    perspectivas. Graças a esse fio condutor, o leitor tomará conhecimento de diferentes questões que estão na base dos cursos de formação de professores de espanhol na universidade brasileira.

  • ENSINO DE E/LE E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    v. 1 n. 1 (2013)

    Imbuídos de extrema satisfação anunciamos a entrega do primeiro volume  da Revista Eletrônica do GEPPELE, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas  de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola, da Universidade Federal  do Ceará, à comunidade científica e aos demais interessados nos estudos sobre a língua  espanhola e suas respectivas literaturas. 

    Enquanto grupo de estudo e pesquisa, propomo-nos a ser um Programa de  Extensão que busca atender professores de Espanhol em formação inicial, alunos do  curso de Licenciatura em Letras/ Espanhol da Universidade Federal do Ceará,  alcançando, ainda, através de seu fórum de discussão on-line e outras ações, os demais  alunos de graduação em Letras do Estado do Nordeste e do Brasil, os professores de  Espanhol do ensino básico (fundamental e médio), preferentemente os da rede pública,  bem como os recém-formados, além dos professores de universidades e faculdades da  área e pós-graduandos ligados à pesquisa na área de estudos da linguagem. 

    Esta nossa nova empreitada, a revista eletrônica com circulação periódica,  representa para todos nós a realização de um desejo antigo: a criação de um espaço que,  a nível nacional, represente mais uma ação de fortificação de políticas públicas de  ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), com ênfase no debate sobre temas  relacionados ao ensino de línguas, às políticas linguísticas e à formação de professores  de línguas. Desejamos, assim, ser um espaço integrador e de encontro entre  profissionais envolvidos com o ensino de E/LE. 

    Neste primeiro volume, reunimos sete artigos e uma resenha de autoria de  pesquisadores de todo o Brasil, aqui representados pelas instituições das quais fazem  parte, a saber: Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais,  Universidade de Brasília, Universidade Estadual de São Paulo, Universidade Estadual  de Londrina e Universidade Federal de Pelotas. Em conjunto, o que une os oito textos  presentes neste volume é o desejo de seus autores de trazerem à tona para o debate  científico temas relacionados ao ensino de E/LE e seus desdobramentos para a formação  de professores. 

    Por tudo que apresenta e por tudo que ainda almeja apresentar em termos de  divulgação cientifica, a Revista Eletrônica do GEPPELE está em festa, ciente de seu  desafio em publicar textos de relevância para o debate sobre o ensino e a formação de  professores de E/LE. Estamos orgulhosos deste primeiro volume, mas estamos, em  primeira ordem e sobretudo, conscientes dos desafios que temos pela frente. E estamos,  por assim dizer e neste sentido, mais que entusiasmados frente a estes desafios. 

    Assim, vamos festejar: desejamos que todos façam uma excelente leitura! COMITÊ EDITORIAL