MAPA CONCEITUAL E ENSINO DE ELE: UMA PROPOSTA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA

Autores

  • Francisca Janette Silva Nobre Monteiro Universidade Federal do Ceará- UFC
  • Maria Valdênia Falcão do Nascimento

Palavras-chave:

Palavras-chave: Mapas conceituais. Produção textual. Ensino de ELE.

Resumo

RESUMO

No presente trabalho, objetivamos apresentar uma reflexão crítica sobre o uso de mapas conceituais como recurso didático, bem como apresentar uma proposta didática para o ensino da expressão escrita em aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE). Para tanto, tomamos como base os pressupostos da teoria sobre aprendizagem significativa (AS), proposta pelo psicólogo David Ausubel (2003), e a técnica de elaboração de mapas conceituais criada por Novak (1984), como estratégia para o favorecimento da aprendizagem significativa. A seguinte questão de pesquisa norteou nossa investigação: de que forma o uso de mapas conceituais em sala de aula pode ajudar os alunos na aquisição da expressão escrita em ELE? A pesquisa proposta é de natureza qualitativa, uma vez que buscamos, a partir da literatura da área, apresentar uma reflexão crítica sobre o uso de mapas conceituais como estratégia didática em sala de aula e, ainda, fazer sugestão de aplicação de uma proposta didática baseada no uso de tais mapas, para turmas do Ensino Médio. Almejamos, assim, proporcionar contribuições teóricas para professores de ELE que estejam comprometidos com um ensino voltado para o real desenvolvimento da competência comunicativa dos seus alunos.

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Publicado

2021-07-19

Como Citar

Silva Nobre Monteiro, F. J., & Falcão do Nascimento, M. V. . (2021). MAPA CONCEITUAL E ENSINO DE ELE: UMA PROPOSTA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 9(1), 51–66. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71396