LITERATURA E LEITURA NA ESCOLA: UMA POSSIBILIDADE PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Girlene Moreira da Silva IFRN
  • Cleudene de Oliveira Aragão UECE

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Língua Espanhola, Ensino Médio

Resumo

A partir da nossa pesquisa desenvolvida durante o mestrado no período de 2009 a 2011 em escolas públicas do Ceará, da nossa atuação como coordenadora do Projeto PIBID-CAPES em escolas públicas do Rio Grande do Norte, das leituras de Paiva (2003) Barcelos (2011), Miccoli (2010) e Celani (2002) e de acordo com nossa prática docente, percebemos que, em geral, o ensino da língua estrangeira (LE) está em crise nas escolas públicas. O professor apresenta dificuldades de formar o aluno naquela língua estudada e não consegue trabalhar as quatro habilidades (ler, escrever, falar, ouvir) em sua sala de aula. Entendemos que para a construção de um ensino eficaz de LE na escola, precisamos focar na leitura e, assim, também conseguir outros avanços linguísticos. Defendemos, assim como Mendoza (2004, 2007), Aragão (2006) e Santos (2007), que a literatura seja usada como recurso para as aulas de Espanhol como língua estrangeira (E/LE), auxiliando o estudante no processo de aquisição da nova língua estudada. A leitura trabalhada a partir de textos literários contribui para que o aluno desenvolva, como parte da competência comunicativa, a competência leitora e linguística, além de outras. Esse artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, ainda em fase inicial, que tem por objetivo geral melhorar o nível de compreensão leitora de alunos de língua espanhola do ensino médio de escola pública, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora. Neste trabalho, refletiremos sobre os elementos que compõem a competência leitora e literária em língua estrangeira, mais especificamente o espanhol, e as possibilidades para seu desenvolvimento no ensino médio de escolas públicas.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Moreira da Silva, G., & de Oliveira Aragão, C. (2021). LITERATURA E LEITURA NA ESCOLA: UMA POSSIBILIDADE PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 3(1), 27–45. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71614