O ENSINO DA EXPRESSÃO ORAL EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Palavras-chave:
Experiência Docente, Expressão Oral, Escola PúblicaResumo
O ensino da expressão oral de uma língua estrangeira, particularmente no espaço da escola pública, é um tema que costuma ser tratado com certa desconfiança pela comunidade escolar, uma vez que parece predominar ainda uma compreensão de que o aluno não aprende realmente a “falar” a língua estrangeira, nas aulas ministradas na escola. No presente trabalho, objetivamos apresentar um relato de experiência de um projeto desenvolvido com alunos dos sextos anos A, B e C em uma escola de ensino fundamental do município de Fortaleza. A metodologia utilizada consistiu na realização de uma proposta de sequência didática que pretendia fomentar o desempenho dos participantes na aquisição da oralidade em língua espanhola. A fundamentação teórica do projeto baseou-se nos pressupostos teóricos de autores como Bordón (2006), Almeida Filho (1998, 2008), Prado Aragonés (2004), Pastor Cesteros (2006) e
Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados obtidos demonstraram que as produções dos alunos que efetivamente se envolveram na atividade superaram as expectativas da docente, tanto no uso adequado do vocabulário, quanto na produção dos fonemas, evidenciando que é possível encontrar caminhos para o desafio de ajudar os alunos da escola pública a desenvolver sua expressão oral na língua meta.