MATERIALES DIDÁCTICOS Y LA ENSEÑANZA DE LA ORALIDAD DE E/LE EN CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
E/LE. Oralidad. Materiales didácticos. Inputs.Resumo
O desenvolvimento da oralidade de um indivíduo ao aprender uma língua estrangeira é muito importante, pois a partir dela é possível socializar-se e se relacionar com outros indivíduos e culturas que partilham desse mesmo idioma. Sendo a oralidade uma prática importante para a comunicação em E/LE, por que não trabalhá-la na escola? Dessa forma, na presente pesquisa buscamos: (i) refletir sobre os dilemas que ainda circulam o desenvolvimento da competência oral nas aulas de espanhol em contexto escolar e (ii) propor materiais e atividades que possam desenvolver a oralidade no referido contexto de ensino. Para atingir estes dois objetivos, o estudo está estruturado, por um lado, na teoria da aquisição da língua estrangeira, sobretudo, na importância do input como ingrediente essencial para a aquisição, nas figuras de Krashen (1985) e Ellis (2008) e, por outro lado, nos estudos sobre o desenvolvimento de materiais didáticos de Tomlinson e Masuhara (2005) e Muñoz (2012). A metodologia utilizada é qualitativa, o que nos permitiu chamar a atenção para a importância do desenvolvimento da oralidade no ensino de E/ LE em contexto escolar e incentivar a utilização de materiais didáticos funcionais em articulação com o método direto, como proposta para compensar essa carência. Assim, foram elaboradas atividades e estratégias que visam gerar esses inputs por meio do contato mais preciso do aluno com a língua estrangeira espanhola através da oralidade.