O TRATAMENTO DADO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA COLEÇÃO DIDÁTICA POR EL MUNDO EN ESPAÑOL
Palavras-chave:
Língua Espanhola. Variação Linguística. Livro didáticoResumo
No presente trabalho, apresentar-se-á uma análise acerca da abordagem do fenômeno da variação linguística por parte dE livros didáticos de Espanhol, destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas no Brasil. Busca-se refletir sobre como a variação linguística é explorada no ensino de Espanhol como língua estrangeira (E/LE). Com o intuito de colaborar com a elaboração e avaliação dos materiais selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a partir dos pressupostos teóricos de Labov (1972 [2008]), Bagno (2003 e 2007), Tarallo (2005), Pontes e Nobre (2018) e Brasil (2020), é realizada uma análise das seguintes questões: a) normas-padrão e não padrão; b) mudança linguística; c) condicionamentos linguísticos e extralinguísticos; d) uso de textos autênticos; e) contexto pragmático-discursivo. Ao fim da análise, foi evidenciada uma abordagem superficial em relação à variação linguística.