O TRATAMENTO DADO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA COLEÇÃO DIDÁTICA POR EL MUNDO EN ESPAÑOL

Autores/as

  • Valdecy Oliveira Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Vitória Stefanny de FREITAS Silva UFC

Palabras clave:

Língua Espanhola. Variação Linguística. Livro didático

Resumen

No presente trabalho, apresentar-se-á uma análise acerca da abordagem do fenômeno da variação linguística por parte dE livros didáticos de Espanhol, destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas no Brasil. Busca-se refletir sobre como a variação linguística é explorada no ensino de Espanhol como língua estrangeira (E/LE). Com o intuito de colaborar com a elaboração e avaliação dos materiais selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a partir dos pressupostos teóricos de Labov (1972 [2008]), Bagno (2003 e 2007), Tarallo (2005), Pontes e Nobre (2018) e Brasil (2020), é realizada uma análise das seguintes questões: a) normas-padrão e não padrão; b) mudança linguística; c) condicionamentos linguísticos e extralinguísticos; d) uso de textos autênticos; e) contexto pragmático-discursivo. Ao fim da análise, foi evidenciada uma abordagem superficial em relação à variação linguística.

Biografía del autor/a

Vitória Stefanny de FREITAS Silva , UFC

Aluna do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq).

Publicado

2022-01-15

Cómo citar

Pontes, V. O., & Stefanny de FREITAS Silva , V. (2022). O TRATAMENTO DADO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA COLEÇÃO DIDÁTICA POR EL MUNDO EN ESPAÑOL. PERIÓDICO ELETRÓNICO DEL GEPPELE, 9(2), 32–44. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/72260