OS ESTUDOS DA MULTIMODALIDADE COMO PARTE DE UMA FORMAÇÃO INICIAL INCLUSIVA DE PROFESSORES DE E/LE

Autores

  • Cícero Miranda

Palavras-chave:

Multiletramento, Formação de Professores, Interação social

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir a relevância do multiletramento como componente de uma competência comunicativa, dentro de una proposta de ensino e aprendizagem de línguas e, por consequência, de formação de professores de idiomas, mais especificamente, de Espanhol como Língua Estrangeira. Igualmente, propomos que a formação de docentes em ditas bases sirva como um modo de inclusão social dos futuros professores, a partir do entendimento que a língua é uma ferramenta de interação social, cuja produção, consumo y construção, em articulação com o verbal o não verbal, responde a ideologias subjacentes à cultura e à sociedade onde está insertada. Para isso, articulamos aportes teóricos da Pragmática, dos trabalhos de Wittgenstein (1999) y Rajagopalan (2010), em relação aos trabalhos de Linguística Aplicada de Bordería (2005), Hymes (2009), Gargallo (2010) e Almeida Filho (2011) e, finalmente, do Novo Grupo de Londres (New London Group), com o trabalho de Lemke (2010), repercutido por Rojo (2012).

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Publicado

2022-01-14

Como Citar

Miranda, C. (2022). OS ESTUDOS DA MULTIMODALIDADE COMO PARTE DE UMA FORMAÇÃO INICIAL INCLUSIVA DE PROFESSORES DE E/LE. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 9(2), 72–84. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/78096