A ABORDAGEM DAS CATEGORIAS VERBAIS TEMPO E ASPECTO NA COLEÇÃO DIDÁTICA VENTE

Autores

  • Evenildo Queiroz Santiago
  • Wygner Mendes da Silva
  • Valdecy de Oliveira Pontes

Palavras-chave:

Tempo, Aspecto, Livro didático

Resumo

No presente trabalho, apresentar-se-á uma análise acerca da abordagem das categorias verbais Tempo e Aspecto no ensino do Pretérito Perfeito Composto e Pretérito Perfeito Simples, por parte de Livros Didáticos do espanhol, destinados aos semestres iniciais do curso livre de espanhol, de escolas de idiomas no Brasil. Objetiva-se refletir sobre como as categorias verbais, no ensino dos pretéritos supracitados, são exploradas no ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE) e, ademais, colaborar com a elaboração e avaliação dos materiais de Língua Espanhola. Para o estudo das categorias verbais Tempo e Aspecto no PPC e PPS em língua espanhola, levamos em consideração os estudos de Pontes (2012), Gómez Torrego (2002), Ilari (2001), Araus (1997), De Castilho (2010), Pontes (2009), Comrie (1985) e Barbosa (2008). Para a análise dos dados, consideramos as seguintes questões: a) variedades do PPC e PPS no Espanhol em distintos contextos; b) marcação do tempo por verbos, advérbios ou contexto; c) o tratamento do aspecto; e d) traços aspectuais. Ao fim da análise, foi evidenciada uma abordagem superficial em relação ao tratamento das categorias verbais Tempo e Aspecto, no ensino do Pretérito Perfeito Composto e do Pretérito Perfeito Simples.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Queiroz Santiago, E., Mendes da Silva, W., & de Oliveira Pontes, V. (2023). A ABORDAGEM DAS CATEGORIAS VERBAIS TEMPO E ASPECTO NA COLEÇÃO DIDÁTICA VENTE. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 11(2), 56–74. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/92598