A ABORDAGEM DAS CATEGORIAS VERBAIS TEMPO E ASPECTO NA COLEÇÃO DIDÁTICA VENTE
Palavras-chave:
Tempo, Aspecto, Livro didáticoResumo
No presente trabalho, apresentar-se-á uma análise acerca da abordagem das categorias verbais Tempo e Aspecto no ensino do Pretérito Perfeito Composto e Pretérito Perfeito Simples, por parte de Livros Didáticos do espanhol, destinados aos semestres iniciais do curso livre de espanhol, de escolas de idiomas no Brasil. Objetiva-se refletir sobre como as categorias verbais, no ensino dos pretéritos supracitados, são exploradas no ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE) e, ademais, colaborar com a elaboração e avaliação dos materiais de Língua Espanhola. Para o estudo das categorias verbais Tempo e Aspecto no PPC e PPS em língua espanhola, levamos em consideração os estudos de Pontes (2012), Gómez Torrego (2002), Ilari (2001), Araus (1997), De Castilho (2010), Pontes (2009), Comrie (1985) e Barbosa (2008). Para a análise dos dados, consideramos as seguintes questões: a) variedades do PPC e PPS no Espanhol em distintos contextos; b) marcação do tempo por verbos, advérbios ou contexto; c) o tratamento do aspecto; e d) traços aspectuais. Ao fim da análise, foi evidenciada uma abordagem superficial em relação ao tratamento das categorias verbais Tempo e Aspecto, no ensino do Pretérito Perfeito Composto e do Pretérito Perfeito Simples.