O USO DO PODCAST NA APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES ORAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA: A Construção da Intertextualidade na Interação Face-A-FACE

Autores

  • Lucas Oliveira TORRES
  • Germana da Cruz PEREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36517/geppele.12.2024.27--41

Palavras-chave:

Podcast, Língua espanhola, Intertextualidade, Monitoria

Resumo

Na seguinte pesquisa refletimos sobre utilização das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino de ELE, propomos o uso do podcast como recurso didático e discutimos os resultados obtidos no tocante à construção da intertextualidade na interação face-a-face. O projeto foi desenvolvido em 2024 pelo monitor como parte das atividades do Programa de Iniciação à Docência (PID/UFC) e teve duração de cinco encontros de escuta e conversação presenciais entre alunos do primeiro semestre do curso de Letras – Espanhol Noturno da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o objetivo principal de desenvolver as habilidades de compreensão e de produção oral em língua espanhola, por meio da construção de sequências textuais de opinião, tendo o fenômeno da intertextualidade como pano de fundo na interação face-a-face. Além disso, a escolha do podcast se apoia no fato de que esta ferramenta costuma abordar temas contemporâneos e aproximar o ouvinte do uso contextualizado da língua-alvo, contribuindo para o desenvolvimento do papel do aluno como futuro professor, no contexto de novas práticas pedagógicas. Como referenciais teóricos, tomamos a aprendizagem significativa de Souza e de Silva (2021), a compreensão silenciosa de Mallarino (2014), a construção interativa do texto falado de Koch (1997) e a memória discursiva na intertextualidade implícita de Koch, Bentes e Cavalcante (2012). A metodologia utilizada é a qualificativa, pois envolve a avaliação das construções opinativas dos alunos, baseadas no texto oral escutado, ao longo da interação com o monitor. Por fim, temos como resultados obtidos o fenômeno da intertextualidade implícita na produção oral opinativa. Com o trabalho ora apresentado, buscamos contribuir para utilização da ferramenta podcast no processo de ensino e aprendizagem de língua, sobretudo, no desenvolvimento das competências orais em língua espanhola e na reflexão sobre a contribuição da intertextualidade neste processo. 

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

TORRES, L. O., & PEREIRA, G. da C. (2024). O USO DO PODCAST NA APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES ORAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA: A Construção da Intertextualidade na Interação Face-A-FACE. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 12(ÚNICO), 27–41. https://doi.org/10.36517/geppele.12.2024.27--41