Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

O periódico Arquivos de Ciências do Mar (ISSN 0374-5686 impresso; ISSN 2526-7639 online; DOI 10.32360) constitui o meio de comunicação científico do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), da Universidade Federal do Ceará. Criado em 1961, está disponível eletronicamente através do site http://periodicos.ufc.br/index.php/arquivosdecienciadomar. Esta revista tem periodicidade semestral e o intuito de fomentar a divulgação os resultados de pesquisas em diferentes campos das ciências do mar e ambientais, tais como:

Oceanografia Física
Oceanografia Química e Geoquímica Marinhas
Biologia e Bioecologia Marinhas
Pesca, Dinâmica Populacional e Prospecção Pesqueira
Microbiologia Ambiental e do Pescado
Maricultura
Oceanografia Geológica e Dinâmica Costeira
Impactos e Gestão de Zonas Costeiras e Marinhas

O Corpo de Editores Associados da revista é formado por especialistas nas áreas de conhecimento referidas acima, possuem reconhecimento da comunidade acadêmica nacional e internacional por sua expertise e está encarregado de dar pareceres técnico-científicos sobre o mérito dos artigos submetidos.

Atualmente, os Arquivos de Ciências do Mar estão indexados no Portal de Periódicos Capes, Google Acadêmico e Latindex.


1 - Natureza do texto
Os trabalhos podem ser apresentados sob três categorias: Artigo Original, Artigo de Revisão e Nota Científica.
Artigo Original – um texto será considerado original quando representa um avanço no conhecimento da área de estudo e permite ao leitor avaliar objetivamente os dados apresentados e sua fundamentação teórica.
Artigo de Revisão – trata-se da revisão geral de uma área do conhecimento, constando do processo de compilação, análise e discussão de informações já publicadas.
Nota Científica – trata-se de uma descrição concisa, mas completa de um assunto sujeito a investigação de caráter limitado, e sem a mesma estrutura de um artigo original.


2 - Preparação do texto
O artigo deverá ser digitado em Word, folha de tamanho A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço simples, recuo de parágrafo de 1cm e margens de 2,5cm, não excedendo 20 páginas. Estimula-se o uso da língua inglesa, entretanto, são aceitos artigos também em português e espanhol. O arquivo não deve conter qualquer informação que possa identificar o(s) autor(es). A identificação dos autores deve ser apresentada como documento suplementar, em formato PDF, e anexada como componentes do artigo “outros”, a fim de não comprometer a avaliação dupla-cega pelos pares. No documento deve constar os nomes completos, escritos por extenso com letras maiúsculas somente nas iniciais, seguidos abaixo pelas seguintes informações: cargo que ocupa(m), instituição de origem, condição de bolsista do CNPq, CAPES ou outras organizações e endereço completo e e-mail. Deve ser indicado o autor, e seu e-mail, para correspondência. A não observância desta norma acarretará a devolução imediata do manuscrito.

No preparo dos originais deve-se observar, sempre que possível, a estrutura convencional dos artigos científicos: Título, Resumo e Abstract/Resumen, (com palavras-chaves e keywords/palabrasclave), Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Referências Bibliográficas.


Título – deve ser breve e indicativo da exata finalidade do artigo, em letras maiúsculas, seguido de sua tradução para o Inglês, em letras minúsculas.
Resumo – em português, com no máximo 200 palavras, sem emprego de parágrafos. Deve ser conciso e claro, ressaltando os resultados mais importantes.
Abstract/Resumen - em Inglês ou espanhol, respectivamente, com as mesmas características do Resumo.
Palavras-chaves (keywords/palabras-clave) – colocadas em seguida ao Resumo e Abstract/Resumen, em número máximo de cinco. Deve-se evitar o uso de palavras presentes no título.
Introdução – deve estabelecer com clareza o objetivo do trabalho, relacionando-o com outros do mesmo campo e apresentado de forma sucinta a situação em que se encontra o problema investigado. Extensas revisões de literatura devem ser substituídas por referências aos trabalhos
mais recentes.
Material e Métodos – a descrição dos métodos usados (inclusive a análise estatística) deve limitar-se ao suficiente, para possibilitar a perfeita compreensão dos mesmos. Processos e técnicas já descritos em outros trabalhos devem apenas ser citados, a menos que tenham sido bastante
modificados.
Resultados – devem ser apresentados com clareza e, sempre que necessário, acompanhados de tabelas e material ilustrativo pertinentes à análise das informações.
Ilustrações – todo material ilustrativo (gráficos, fotografias, desenhos, mapas) deve ser designado no texto como “Figura”, com numeração sequencial em algarismos arábicos. As legendas devem ser autoexplicativas e apresentadas em folha à parte. As ilustrações devem vir em arquivos individuais, em JPEG, TIFF ou PNG, numeradas e identificadas com a indicação do nome do autor e título abreviado do artigo. As letras e números das figuras devem ser suficientemente grandes para permitir uma redução que não as torne ilegíveis. As fotografias devem ser de boa qualidade.
Tabelas – devem ter numeração sequencial em algarismos romanos, com título autoexplicativo e, se necessário, legenda colocada como rodapé, prescindindo do texto para sua compreensão.
Discussão – deve restringir-se à avaliação dos resultados obtidos e de suas possíveis causas e consequências, relacionando as novas contribuições aos conhecimentos anteriores. Evitar a linguagem científica utilizada em Dissertações e Teses, substituindo-se um tipo de frase muito comum,
como por exemplo: ”segundo Silva (1990) que, ao estudar o camarão Xiphopenaeus kroyeri na Baía de Todos os Santos, verificou que os indivíduos se distribuíam nos comprimentos de 65 a 138 mm”, por “o camarão Xiphopenaeus kroyeri se distribui na faixa de 65 – 138 mm de comprimento, na Baía de Todos os Santos (Silva, 1990)”.
Referências Bibliográficas – devem ser apresentadas em ordem alfabética por sobrenome do autor e, em caso de repetição da autoria, em ordem temporal. A seguir, as normas para os diversos tipos de contribuição e respectivos exemplos.
Artigo publicado em periódico – Sobrenome do (s) autor (es) seguido das iniciais sem espaço, título completo do artigo, nome abreviado do periódico (em itálico), cidade (sempre que possível), volume (v.), número (n.), número de páginas (p.) e ano de publicação.
Santos, E.P.; Alcântara Filho, P. & Rocha, C.A.S. Curvas de rendimento de lagostas no Estado do Ceará (Brasil). Arq. Ciên. Mar, Fortaleza, v. 13, n. 1, p., 9-12, 1973.
Livro - Sobrenome do(s) autor(es) seguido das iniciais sem espaço, título completo do livro (em itálico), editora, número de páginas, cidade, ano.
Fonteles-Filho, A.A. Recursos pesqueiros: biologia e dinâmica populacional. Imprensa Oficial do Ceará, XVI + 296 p., Fortaleza, 1989.
Capítulo de livro - Sobrenome do(s) autor(es) seguido das iniciais sem espaço, título completo do artigo, número de páginas do capítulo, nome do(s) editor (es), título do livro (em itálico), editora, número de páginas do livro, cidade, ano.
Lipcius, R.N. & Cobb, J.S. Introduction: ecology and fisheries of spiny lobsters, p.1-30, in
Phillips, B.S.; Cobb, J.S & Kittaka, J. (eds.), Spiny lobster management. Fishing News Books,550 p., Oxford, 1994.
Artigo em Anais de Congresso - Sobrenome do(s) autor(es) seguido das iniciais sem espaço, título completo do artigo, número de páginas do artigo, nome do(s) editor (es), título dos anais (em itálico),editora (se houver), número de páginas dos anais, cidade, ano.
Menezes, M.F. Alimentação da lagosta do gênero Panulirus White, na plataforma continental do Ceará, Brasil, pp. 67-80, in Anais do VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 273 p., Teresina, 1989.
Monografia, dissertação ou tese - Sobrenome do(s) autor(es) seguido das iniciais sem espaço, título completo do trabalho (em itálico), especificação do tipo (monografia, dissertação ou tese), nome do curso de pós-graduação, nome da universidade, do número de páginas, cidade, ano.
Ivo, C.T.C., 1996. Biologia, pesca e dinâmica populacional das lagostas Panulirus argus e Panulirus laevicauda (Laterille) ao longo da plataforma continental do Brasil, entre os Estados do Amapá e Espírito Santo. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos
Naturais, Universidade Federal de São Carlos, 279 p., São Carlos, 1996.
Periódico em meio eletrônico - Quando os artigos possuírem endereço eletrônico (URL, DOI, etc), estes devem ser apresentados com hiperlink ativado.
Fortaleza, M. O., Girão, M. M. L., Franklin-Junior, W., Lima, J. P. &Rocha-Barreira, C. A.
Which moon phase do we find more ghosts? Effects of the lunar cycle on the ghost crab Ocypode quadrata (Fabricius, 1787). Arquivos de Ciências do Mar, v. 52, n. 2, p. 85-97, 2019.
http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v52i2.42737


3 – Recomendações
Quando aplicável, encorajamos os autores a depositarem voucher dos espécimes dos organismos utilizados no estudo em museus ou coleções científicas reconhecidas, e que indicarem claramente no manuscrito onde o material está (ou será) depositado. Recomendamos ainda que os autores apresentem, quando aplicável, as autorizações necessárias para o desenvolvimento de suas pesquisas e as registrem no corpo do manuscrito [nº do parecer/protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos; Certificado de Licença do Comitê de Ética no Uso de Animais; autorização pelo Sistema de Autorização e Informação da Biodiversidade (Sisbio) de coleta de material biológico e para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas; e comprovante de cadastro de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico emitido pelo Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen)].


4 - Apreciação do artigo para publicação
O artigo será analisado preliminarmente pelo Corpo de Editores Associados e enviado para dois revisores da área, sendo publicados somente com a aprovação nestas etapas. O aceite do artigo levará em consideração a originalidade, qualidade e mérito científico. A avaliação é do tipo “double blind”, sendo os pareceres dos relatores serão encaminhados aos autores para que sejam realizadas as devidas correções. O tempo médio para a publicação dependerá da agilidade do processo de avalição e correção do manuscrito, portanto, recomendamos aos autores que atendam com brevidade as solicitações quando necessárias.


5 – Encaminhamento
As contribuições devem ser submetidas eletronicamente por meio do site http://periodicos.ufc.br/ index.php/arquivosdecienciadomar
Para maiores esclarecimentos, deve ser feito contato pelo endereço eletrônico editor.acmar@ufc.br

Artigos originais

Um texto será considerado original quando representa um avanço no conhecimento da área de estudo e permite ao leitor avaliar objetivamente os dados apresentados e sua fundamentação teórica.

Notas Científicas

Trata-se de uma descrição concisa mas completa de um assunto sujeito a investigação de caráter limitado, e sem a mesma estrutura de um artigo original.

Revisões científicas

Trata-se da revisão geral de uma área do conhecimento, constando do processo de compilação, análise e discussão de informações já publicadas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.