COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS IDOSOS ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

  • Vagner Ivan de Alencar Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Silvana Souza da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Solange Gomes Toscano de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Claudia Cristina Oliveira de Lima Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Pedro Alves Barbosa Neto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Idosos, Meios de Comunicação, Informação

Resumo

Aborda a relação entre os idosos e os meios de comunicação existentes, levando em consideração as transformações advindas das evoluções tecnológicas, que cada vez mais são inseridas em seu cotidiano. Destaca a necessidade de realizar estudos voltados para esse tipo de usuário, a fim de apresentar dificuldades que eles enfrentam na utilização dos meios de comunicações atuais. Objetiva identificar os meios de comunicações utilizados pelos idosos como forma de adquirir informações e especificar quais suas preferências e dificuldades ao utilizá-los. Emprega como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva tendo em vista que se buscou informações através da aplicação de questionários e a realização de entrevistas de forma aleatória, com idosos a partir de 60 anos de idade, em diversas localidades da cidade do Natal/RN. Constatou-se que os meios de comunicação mais utilizados pelos idosos são a Televisão e o Rádio e com relação à era digital, 77% dos pesquisados possuem dificuldades em obter informações a partir da Internet. Percebe-se que todos idosos entendem a necessidade das pessoas estarem bem informadas, utilizando todos os meios que são disponibilizados, tais como: jornais, tvs, redes sociais, ou seja, os diversos meios de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-02
Como Citar
GOMES, V. I. DE A.; SILVA, S. S. DA; OLIVEIRA, S. G. T. DE; BARBOSA, C. C. O. DE L.; BARBOSA NETO, P. A. COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS IDOSOS ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. Informação em Pauta, v. 2, n. especial, p. 8-28, 2 nov. 2017.