ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes

Autores

  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20648

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Ensino da Disciplina sobre Usuários, Estudos de Usuários, Práticas docentes

Resumo

Aborda acerca das interlocuções feitas por meio de práticas docentes sobre o ensino e aprendizagem. Traz algumas reflexões possíveis de despertar aspectos relacionados ao entendimento de práticas com Estudos de Usuários, no intuito de gerar discussões e contribuir para o ensino da disciplina de Estudo de Comunidade e de Usuários, focando pontos que possam interferir no relacionamento humano, despertando e orientando o conhecimento do aluno. Essa atenção dada ao objeto principal da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, o Usuário, deve ser valorizada no trabalho do profissional e em especial, no aprendizado do aluno, e consequentemente, na sua futura atuação profissional. Procurou-se mostrar os aspectos teóricometodológicos, em que pesem o ensino e a pesquisa, levando à aprendizagem dos estudantes e à sua formação. A metodologia seguida foi a pesquisa bibliográfica, consultando bases de dados sobre a temática, a literatura sobre o tema e suas relações. Estimula à uma prática docente, que deve ser aprimorada de maneira permanente, por meio da educação continuada, no respeito as diretrizes curriculares traçadas na área. Além disso, sinaliza a promoção de práticas, a fim de debater questões inerentes a desafios postos ao mercado e aqueles que advirão no cotidiano do trabalho profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

COSTA, Maria de Fátima Oliveira. ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes. Informação em Pauta, [S. l.], v. 2, n. especial, p. 72–84, 2017. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20648. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648. Acesso em: 19 nov. 2024.