NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS: o caso de um Centro Acadêmico Universitário

Autores

  • Niomar Christina de Farias Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Luciana Moreira Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20652

Palavras-chave:

Comportamento informacional, Necessidades de informação, Gestão Orçamentária, Usuários do Sistema de Patrimônio, Administração e Contratos

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar, através de um levantamento, a necessidade informacional dos gestores do Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, posteriormente, verificar se o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos disponibiliza algum relatório que atenda às necessidades informadas. A população de dez gestores participou de uma entrevista que contemplou o perfil destes, suas necessidades informacionais orçamentárias e suas principais fontes de informação. Posteriormente, foram caracterizados os relatórios disponibilizados pelo sistema e estes foram relacionados com as lacunas informacionais dos gestores, o que demonstrou que grande parte dessas lacunas estava comtemplada no sistema. Verificou-se, ainda, que a maioria deles utiliza o sistema para suprir suas lacunas informacionais. Constatou-se que as informações necessárias a todos eles eram o valor recebido pela unidade e o extrato da unidade, e que ambas as informações estavam contidas no relatório “extrato orçamentário por unidade”, sendo este, portanto, considerado o relatório mais relevante. Sugeriu-se, ainda, uma reunião periódica com os gestores para tratar acerca de esclarecimentos sobre os relatórios disponibilizados e também contato com os administradores do sistema sobre medidas para disponibilizar as informações orçamentárias de forma mais clara e efetiva para os usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

DANTAS, Niomar Christina de Farias; CARVALHO, Luciana Moreira. NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS: o caso de um Centro Acadêmico Universitário. Informação em Pauta, [S. l.], v. 2, n. especial, p. 160–180, 2017. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20652. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20652. Acesso em: 19 abr. 2024.