Bases de dados para pesquisa em Engenharia de Produção: uma análise a partir do Portal de Periódicos da Capes

Autores

  • Weslayne Nunes de Sales Universidade Federal do Ceará
  • Ana Cristina Azevedo Ursulino Melo Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0001-7174-4582
  • Maxweel Veras Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Sueli Maria de Araújo Cavalcante Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.30895

Resumo

Discernir entre diferentes tipos de fontes de informação e ter conhecimento prévio sobre as características e diferenciais que cada uma delas oferece é um importante passo para a pesquisa científica. A pesquisa foi norteada pelo objetivo de conhecer as fontes de informações sobre a Engenharia de Produção contidas no Portal de Periódicos da Capes. Utilizou-se, no estudo, uma pesquisa exploratória, em forma de estudo de caso, analisando-se o caso das bases de dados da subárea da Engenharia de Produção disponíveis no Portal de Periódicos da Capes. Conclui-se que o Portal oferece uma cobertura abrangente e diversificada para a subárea de Engenharia de Produção. A maior parte das bases recuperadas, no entanto, traz material em língua inglesa, e este fato pode representar um desafio aos pesquisadores que não possuem familiaridade com a língua. A referida pesquisa norteou pesquisadores a obter noções sobre os conceitos de fontes de informação primária, secundária e terciária; conhecer as estratégias de buscas no Portal da Capes; entender as diferenças entre tipos de bases de dados; perceber a importância do domínio da língua inglesa nas pesquisas científicas, além de listar as bases encontradas para a subárea em questão tais como Emerald Insight (Emerald) e Oxford Journals (Oxford University Press).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslayne Nunes de Sales, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecária/Documentalista. Especialista em Políticas Públicas, mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (UFC). Servidora pública federal. Revisora de normalização de artigos, dissertações e teses, segundo parametros da ABNT. Colaboradora do Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC e do Guia de Normalização de Artigos Científicos da UFC.

Ana Cristina Azevedo Ursulino Melo, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (2011) , com especialização em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1985). É Bibliotecário/Documentalista da Universidade Federal do Ceará desde 1985. Foi Diretora da Biblioteca de Humanidades da UFC (1998-2000). Atualmente é Chefe da Seção de Assistencia ao Leitor na Biblioteca de Ciências e Tecnologia da UFC. É Help Desk no Nordeste para o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES. Orientadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar da UFC Virtual. E também atua na área de treinamentos em bases de dados internacionais; Ensino de técnicas para a utilização de recursos relacionados a investigação técnica, acadêmica e científicapara usuários. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Bases de Dados e Normalização de trabalhos Científicos.

Maxweel Veras Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Administração Financeira pela Universidade Federal da Paraíba . Professor Associado 2 do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, exercendo, atualmente (gestões 2013 - 2015 e 2015 - 2017), a função de Chefe do Departamento de Engenharia de Produção - DEPRO/CT/UFC, Professor e atual Coordenador (gestão 2015 - 2017) do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - POLEDUC da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção e Gestão de Empresas, com ênfase em Gestão de Custos, Finanças Empresariais, Avaliação de Desempenho , Planejamento Estratégico e Organização de Empresas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Gestão de custos e formação de preço, Gestão financeira e Avaliação de desempenho estratégico e Organização de empresas.

Sueli Maria de Araújo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, eixo temático em Avaliação Institucional, com a tese ;Avaliação da eficiência dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará: utilização de indicadores de desempenho como elementos estratégicos de gestão", pela FACED/UFC (2011). Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1978) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1981). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Administração e Informática, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - Poleduc, da UFC. Professora do Curso de Administração à Distância, pela Universidade Federal do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6023:informação e documentação: referências: elaboração. Rio deJaneiro, 2002.

BRUCE, A. et al. Interdisciplinary integration in Europe: the case of the fifth framework programme. Futures, v. 36, p. 457 470, 2004.

CAMPELLO, B. V. C; JEANNETTE, M. K. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

CENDÓN, B. V.; SOUZA, J. L. de A.; RIBEIRO, N. A. Satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da Capes: um estudo sobre a obtenção de sucesso no uso do sistema. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.16, n.2, p.67-100, abr./jun. 2011. Disponível em: <http://encurtador.com.br/oILM3> Acesso em 30 maio 2017.

CUNHA, A. Á. L. Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no Portal de Periódicos CAPES entre as áreas do conhecimento. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da informação) – Escola de Ciência da informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

CUNHA, M. B. da. Bases de dados no Brasil: um potencial inexplorado. Ciência da Informação, Brasília, v. 18, n.1, p. 45-57, jan/jun. 1989.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões.São Paulo: Senac, 2003. 426p.

CORREA, C. et al.Portal de Periódicos da CAPES: um misto de solução financeira e inovação. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, v. 7, n. 1, pp. 127-145, jan./jun., 2008.

FIALHO, J. F. Ações, pensamentos, sentimentos e estratégias no processo de pesquisa acadêmica. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 165-178, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://encurtador.com.br/cJLZ1>. Acesso em: 01 out. 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abr. 1995.

HEINEMANN, M. K. Como não escrever um artigo médico: um guia prático. Rio de Janeiro: Thieme, 2016.

KOBASHI, N. Y.; SANTOS, R. N. M. dos. Arqueologia do trabalho imaterial: uma aplicação bibliométrica à análise de dissertações e teses. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. espe. 1º sem. 2008, p. 106-114. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13nesp1p106/868> Acesso em: 30 jul. 2017

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 6.ed. rev. e ampl. São Paulo, SP: Atlas, 2011.

LAROZINSKI NETO, A.; LEITE, M. S. A aborgadem sistêmica na pesquisa em Engenharia de Produção. Produção [S.l.], v. 20, n.1, jan./mar. 2010, p. 1-14.

LOPEZ ISAZA, G. A.; CORREA VALLEJO, M. J. Fuentes de información e inteligência organizacional em investigación: el caso de la Universidade Tecnológica de Pereira, Cuadernos de Administración, Bogotá, v. 24, n. 42, p. 231-252, enero/jul., 2011. Disponível em: <http://encurtador.com.br/nouP9>. Acesso em 01 out. 2016.

MARTINS, C.B. O ensino médio superior brasileiro nos anos 90. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, jan./mar. 2000. Disponível em: <http://encurtador.com.br/mxILS>. Acesso em: 02 out. 2016.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações,São Paulo, v. 2, n. 2, p. 9-18, jan./abr., 2008.

MORIN, E. O método: a natureza da natureza. Portugal: Europa-América, 1981.

MOURA, D.B.; BARBOSA, E.F.; MOREIRA, A. F. O aluno pesquisador. In: Encontro nacional de didática e prática de ensino, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <http://encurtador.com.br/tyzNQ>. Acesso em: 06 out. 2016.

MUELLER, S. P. M. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, B. S. CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (Org.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000, p. 21-34.

NEVES, B. C. Políticas de informação, as tecnologias de informação e comunicação e a participação no âmbito da sociedade da informação: enfoque na inclusão digital do global ao local. Transinformação, Campinas, n. 22, p. 47-60, [jan.] 2010.

PACKER, A. L. A ecolsão dos periódicos do Brasil e cenários para o seu porvir. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://encurtador.com.br/klqCM> Acesso em: 21 jun. 2017

PASSOS, E. P. M. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2009.

PATTON, M. G. Qualitative Research and Evaluation Methods. 3th. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2002.

PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, 2012. Disponível em: <http://encurtador.com.br/ijpM2> Acesso em: 29 maio 2017.

POBLACIÓN, D. A. Literatura cinzenta ou não convencional: um desafio a ser enfrentado. Ciência da informação, Brasília, v. 21, n. 3, p. 243-246, set./dez. 1992.

POBLACIÓN, D. A.; WITTER, G. P. ;SILVA, J. F. M. da (Org.). Comunicação e produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. 426 p.

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. Plano diretor de tecnologia da informação da Capes: PDTI- 2013-2014. Brasília, 2014. Disponível em: <http://encurtador.com.br/cehx7>. Acesso em 23 abr. 2017.

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. Histórico. Disponível <http://encurtador.com.br/rvST8>. Acesso em: 16 set. 2016.

RAMPAZZO, L. Metodologia científica para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Loyola, 2002.

RISTOFF, D.; GIOLO, J. O Sinaes como sistema. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 3, n. 6, p. 193-213, dez. 2006. Disponível em: <http://encurtador.com.br/bgmN1>. Acesso em: 28 out. 2016.

SANTOS, F. C. A. Potencialidades de mudanças na graduação em engenharia de produção geradas pelas diretrizes curriculares. Produção, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 26-39, 2003.

SAYÃO, F. Bases de dados: a metáfora da memória científica. Ciência da Informação, Brasília, v.25, n.23, p. 314-318, set./dez., 1996.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 10.ed. São Paulo: M. Fontes, 2001.

STRUCHINER, C. J. Avaliação da qualidade da produção científica e suas consequências imprevistas e indesejadas: um conceito autoevidente? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 9, não paginado, jan./set. 2013.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

SALES, Weslayne Nunes de; MELO, Ana Cristina Azevedo Ursulino; RODRIGUES, Maxweel Veras; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Bases de dados para pesquisa em Engenharia de Produção: uma análise a partir do Portal de Periódicos da Capes. Informação em Pauta, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 113–131, 2018. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.30895. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/30895. Acesso em: 23 abr. 2024.