Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3iEspecial.2018.39710.7-8

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Biblioteconomia, Ciências Sociais Aplicadas, Informação em Saúde

Resumo

A proposta do SINFORGEDS é o diálogo entre os campos de conhecimentos e suas reflexões teóricas e práticas sobre as contribuições da informação para a melhoria das ações de cuidados do paciente e a prevenção da saúde coletiva mediadas pelas tecnologias digitais de informação e de comunicação (tdics). Assim, nas leituras deste número especial da Revista Informação em Pauta, esperamos que os vários olhares sobre os diversos saberes registrados possam despertar as sensatios de cada leitor para o papel que a informação tem como um instrumento para melhorar a saúde do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Bentes Pinto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará-UFC. Bacharel em Biblioteconomia- Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Sciences de l?Information et de la Communication- Institut des Communications et des Média (ICM)- Université Stendhal-Grenoble-3-França (1999). Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Pós-Doutorado em Filosofia-Tratamento cognitivo da informação-Laboratoire de l?Analyse Cognitive de l?Information (LANCI)- Université du Quebec à Montreal- (2006). Estágio Pós- Doutoral no Instituto de Linguistica Aplicada (IULA) da Universidad Pompeu Fabra- Barcelona. Estágio Pós-Doutoral em Direito e Genoma na Cátedra Interuniversitária de Derecho y Genoma Humano- Universidad de Deusto- País Basco (2013). Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Ex-Professora Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ex-Coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação- UNESP-CI-Marilia/UFC-DCINF. Pesquisadora -CNPq. Líder do Grupo sobre Representação da Informação- certificado pela-UFC. Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Especialização em Informação Tecnológica-Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Aperfeiçoamento em Informação Agrícola- Instituto Brasileiro de Informação Cientifica e Tecnológica (IBICT). Áreas de interesse: Tratamento Cognitivo da Informação, Representação Indexal de textos verbais e não-verbais (imagens, sons), Representação do Conhecimento, Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação, Informação para a Saúde, Documentação sanitária, Terminologias na área da Saúde, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Ontologias, Bibliometria, Linguagem Natural e Controlada, Epistemologia da Ciência da Informação, Metodologia da Pesquisa, Leitura e Biblioterapia, Gestão da Informação e do Conhecimento e ontologias. Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD)- UFC. Membro da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Ceará. Conjuntamente com a Profa. Ana Maria Sá, foi idealizadora e colocou em prática o PROLER-CE, tendo sido sua primeira coordenadora. Também idealizou e colocou em prática o projeto Biblioterapia no Bloco de Oncologia do Hospital Albert Sabin e na Casa da Criança. Conjuntamente com a Profa. Juliana Buse, elaborou o Projeto do Portal de Periódicos Científicos da UFC. É Membro do Comitê Gestor do Serviço Eletrônico de Informação (SEI)- UFC. Tem livros e artigos publicados no campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Orienta alunos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Biblioteconomia, atuando em bibliotecas universitárias, públicas, escolares e especializadas. PQ-CNPq.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

PINTO, Virgínia Bentes. Editorial. Informação em Pauta, [S. l.], v. 3, n. especial, p. 7–8, 2018. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v3iEspecial.2018.39710.7-8. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/39710. Acesso em: 19 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)