Por uma pedagogia criadora e imaginativa: retratos de uma prática docente transformadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.41103.62-82

Palavras-chave:

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte. Fazer pedagógico. Espírito científico. Imaginação criadora

Resumo

A Ciência da Informação, pela inserção de pesquisadores de várias áreas interessados no estudo da informação enquanto objeto científico, acaba tornando-se, à parte qualquer polêmica a respeito, um campo interdisciplinar. Sua práxis pode se fortalecer enormemente se as investigações realizadas na área repercutirem no ensino numa perspectiva afinada com a noção segundo a qual o professor deve, obrigatoriamente, ser um pesquisador. Essa ideia, esboçada por Paulo Freire, parte do pressuposto de não ser possível o real ensino sem pesquisa, e vice-versa. O presente artigo procura destacar essa indissociação por meio da análise dos relatos de experiências vivenciados por vários alunos e colegas que cruzaram a trajetória da pesquisadora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, docente da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais ainda, pretende apontar o percurso dessa professora, formada inicialmente em Ciência da Computação, que foi entremeado não só de relevante contribuição para a área, mas de uma prática educativa exercida com afetividade, alegria, capacidade científica e domínio técnico a serviço da mudança, características que Freire atribui ao professor ideal.

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Biografia do Autor

Eliane Pawlowski Oliveira Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais

Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário

Escola de Ciência da Informação

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário

Escola de Ciência da Informação

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

ARAUJO, Eliane Pawlowski Oliveira; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. Por uma pedagogia criadora e imaginativa: retratos de uma prática docente transformadora. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. Especial, p. 62–82, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.41103.62-82. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41103. Acesso em: 24 abr. 2024.