Ética, privacidade e confidencialidade de informação em saúde

investigando a ética na sociedade do conhecimento, da informação, da aprendizagem e do controle a partir de uma Teoriação Polilógica

Autores

  • Dante Augusto Galeffi

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5iespecial1.2020.43509.9-22

Palavras-chave:

Ética, Privacidade, Confidencialidade, Informação, Teoriação, Polilógica

Resumo

A motivação deste artigo/ensaio brotou de um problema traduzido na questão: Quais são as éticas dominantes nas relações humanas mediadas por redes sociais telemáticas? Intenciona-se apresentar uma perspectiva de investigação das éticas dominantes em uma chave filosófica e literária despojada de qualquer intenção de acabamento ou de convicções fechadas ao diálogo interrogante. A questão guia interroga o que se compreende em geral por ética quando qualquer um fala em ética, privacidade e confidencialidade de informação em saúde. Está em questão a construção de uma nova modelagem ética para a salvaguarda da privacidade e da confidencialidade de informação em saúde e em todos os setores da atividade humana. Esta nova modelagem precisa incluir a complexidade dos fenômenos naturais e humanos e ampliar o campo do conhecimento em sua multiplicidade infinita para que seja possível educar para uma vida civil em que todos sejam responsáveis por todos e o respeito pela vida alheia se torne um princípio ético sem o qual tudo será apenas controle frio e manipulação, e todos estarão sujeitos a todo tipo de ameaças e chantagens, de invasões indevidas em sua privacidade através dos rastros deixados na rede. Compreender, entretanto, como hoje anda a ética no gerenciamento de redes sociais em saúde é o primeiro passo para se ter em mira soluções viáveis e seguras que caminhem na direção de uma aprendizagem ética comum-pertencente que supere a barbárie atual do dataísmo ou Religião dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Augusto Galeffi

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. São Paulo: Zahar, 2004.

HARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, 1994.

Publicado

2020-03-01

Como Citar

AUGUSTO GALEFFI, Dante. Ética, privacidade e confidencialidade de informação em saúde: investigando a ética na sociedade do conhecimento, da informação, da aprendizagem e do controle a partir de uma Teoriação Polilógica. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 9–22, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5iespecial1.2020.43509.9-22. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43509. Acesso em: 29 mar. 2024.