Nas trilhas dos sujeitos discursivos
a mulher negra em foco
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.60238.1-16Palavras-chave:
Análise do discurso.Mulher negra. Sujeitos LGBTQResumo
Objetivo:Apresentar uma reflexão teórica articulando a análise do discurso, os sujeitos discursivos tendo como enfoque a mulher negra e os sujeitos LGBTQ.
Método: A partir de uma abordagem qualitativa, essa pesquisa se sustenta em um viés ensaístico, aplicando técnica de pesquisa bibliográfica por meio da seleção de textos que o embasaram como as teorias de analise do discurso e a obra da autora Djamila Ribeiro “O que é lugar de fala?
Resultados: Considerando o discurso do filósofo Foucault e o processo histórico dos sujeitos analisados, torna-se evidente o impacto do racismo, sofrido pelas mulheres negras, e do preconceito, enfrentado pelos indivíduos LGBTQ, e como isso afeta suas posições como sujeitos discursivos.
Conclusão: Entende-se a importância da reflexão e não repressão/controle do discurso da mulher negra e dos sujeitos LGBTQ, bem como o valor que o analista do discurso precisa destinar a voz social e histórica do analisado.
Downloads
Referências
ASSOLINI, F. E. Análise Discursiva dos Saberes e Fazeres Pedagógicos de Professores no Ensino Fundamental. 2008. Disponível em <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-11062013-164047/publico/l.pdf> Acesso em 09 de set 2019.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: a experiência vivida. Tradução de Sérgio Millet. 4. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1980a.
CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen livros, 2019.
BRITO, J.; AFONSO, R.; MATIAS, M. Arquitetura Da Informação Com Enfoque Semiótico No Guia Gay São Paulo.Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 13, n. 1, p. 68-76, 29 mar. 2019.
COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 99-127, 2016. Disponível em: https://goo.gl/RmjB7R. Acesso em: 15. jun. 2020.
COLLINS, Patricia Hill. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness and the Polittics of Empowerment. Nova York: Routledge, 2000.
COLLINS, Patricia Hill. Comentáriosobre o artigo de Hekman“Truth and Method: Feminist Standpoint Theory Revisited”: Ondeestá o poder? Signs, v. 22, n. 2, p. 375-381, 1997. [Tradução de Juliana Borges].
DUNKER, C. I.L.; PAULON, C. P.; MILÁN-RAMOS, J. G. Análise Psicanalítica de Discursos: Perspectivas Lacanianas. 1. Ed. – São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
FERNANDES, C. A. Análise do Discurso - reflexões introdutórias. São Paulo, Editora Clara Luz, 2007.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970 - 24 ed. - São Paulo: Edições Loyola, 2014 — (leituras filosóficas)
FOUCAULT, M. O Homem e o Discurso: (a arqueologia de Michel Foucault). – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2008.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão, Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
FOUCAULT, M.. História da Sexualidade I: A vontade do saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.
FREUD, S (1917[1916-7]). Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. In: FREUD, S. Edição standartbrasileiras das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 18. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
FREUD, S. Estudos sobre a histeria (Vol. 2). Rio de Janeiro: Imago. 1969 (Trabalho original publicado em 1895).
GELEDES. SojournerTruth. Disponível em: https://goo.gl/1eQobC. Acesso em: 15. jun. 2020.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, v. 2, n. 1, p. 223-244, 1984.
GREENBLATT, E. The Treatment of LGBTIQ Concepts in the Library of Congress Subject Headings. In: GREENBLATT, E. Serving LGBTIQ Library and Archives Users: Essays on Outreach, Service, Collections and Access. McFarland, 2011, p. 212-228.
IPEA. Ipea apresenta dados de vulnerabilidade social por cor, sexo e domicílio. Ipea, 23 de Agosto de 2017. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3079 Acesso em 4 de dezembro de 2019.
IPEA. Jovens e mulheres negras são mais afetados pelo desemprego. Ipea, 31 de Outubro de 2018. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3437 Acesso em 4 de dezembro de 2019.
KILOMBA, Grada. Plantation Memories: Episodes of Everyday Racism. Münster: UnrastVerlag, 2012. Disponível em: https://goo.gl/w3ZbQh
LORDE, Audre. Mulheres negras: As ferramentas do mestre nunca irão desmantelar a casa do mestre. Tradução de Renata. Geledes, 10 set. 2013. Disponível em: https://goo.gl/zaR3sV. Acesso em: 15. jun. 2020.
LORDE, Audre. Os usos da raiva: mulheres respondendo ao racismo. Tradução de Renata. Geledes, 19 maio 2013. Disponível em: https://goo.gl/MfpQbV. Acesso em: 15. jun. 2020.
MOTTA, M. B. Ética, sexualidade, política / Michel Foucault; organização e seleção de textos. 2. Ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitário, 2006.
NETO, Antonio Gomes da Costas. A Linguagem no Candomblé: um estudo linguístico sobre as comunidade religiosas afro-brasileiras, 2006.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso - princípios & procedimentos. Campinas, Pontes Editora, 2015.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4. ed. Campinas: UNICAMP, 2010. p. 59-158.
RIBEIRO, Djamila. O que é Lugar de Fala?. Belo Horizonte (MG): Letramento, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.