Análise da produção científica sobre altmetria à luz das ferramentas altmétricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.60740.1-25

Palavras-chave:

Ferramentas Altmétricas, Altmetria, Produção Científica

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a produção científica sobre Altmetria indexada na Base de Dados Web of Science, sob o vértice das ferramentas altmétricas utilizadas ou citadas nos artigos científicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, pautada nos aportes bibliométricos. Os resultados revelaram que a ferramenta altmétrica mais utilizada e/ou citada nos estudos é a Altmetrics.com, ao passo que as fontes de informação mais utilizadas e/ou citadas para obtenção de indicadores altmétricos foram o Mendeley, o Twitter, o ResearchGate e o Facebook. No entanto, estudos métricos surgem também de outras fontes de informação relacionadas às mídias sociais, reforçando as possibilidades de rastreamento na web no que concerne à repercussão de resultados de pesquisa. A produção científica sobre Altmetria tem focado tanto em estudos teóricos importantes para o adensamento da área como também em estudos aplicados que respaldam o direcionamento dessa abordagem. O aparecimento das diversas ferramentas e fontes citadas nos artigos sinaliza um investimento efetivo em tecnologias com esse escopo, contribuindo para aumentar a circulação e a medição da atenção on-line de pesquisas científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Silva, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar). Sua produção científica abrange temáticas relacionadas às dimensões quantitativa e qualitativa do conhecimento científico, por meio de estudos sobre a produção científica em diferentes contextos e áreas de conhecimento, com base nas metodologias das análises bibliométrica, cientométrica e altmétrica.

Edneia Santos Rocha, Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é bibliotecária da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Produção Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, produção científica, comunicação científica e atuação profissional.

Referências

ARAÚJO, R.; SORENSEN, A. A.; KONKIEL, S.; BLOEM, B. R. Top altmetric scores in the Parkinson’s disease literature. Journal of Parkinson's disease, v. 7, n. 1, p. 81-87, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5302034. Acesso em 10 jul. 2018.
ALONSO-AREVALO, J.; VAZQUEZ, M. Altmetrics and scientific literacy. Bibliotecas-Anales de Investigacion, v. 12, n. 1, p. 14-29, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307633728_Altmetrics_and_scientific_literacy. Acesso em:10 jul. 2018.
BARATA, G. More relevant alternative metrics for Latin America. Transinformação [online], v. 31, e190031, nov. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2318-0889201931e190031. Acesso em 20 ago. 2020.
BARNES, C. The use of altmetrics as a tool for measuring research impact. Australian Academic & Research Libraries, v. 46, n. 2, p. 121-134, 2015. Acesso em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/00048623.2014.1003174. Acesso em: 10 jul. 18.
BARROS, M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas em Ciência da informação, Belo Horizonte , v. 20, n. 2, p. 19-37, jun. 2015 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000200019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 set. 2020.
BOLLEN, J.; VAN DE SOMPEL, H.; SMITH, J. A.; LUCE, R. Toward alternative metrics of journal impact: a comparison of download and citation data. Information Processing & Management, v. 41, n. 6, p. 1419-1440, 2005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0306457305000324. Acesso em: 10 jul. 2018.
BONNET, J. L.; MÉNDEZ-BRADY, M. Making the mission visible: altmetrics and nontraditional publishing. Digital Library Perspectives, v. 33, n. 4, p. 294-304, 2017. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/DLP-01-2017-0002/full/html. Acesso em: 18 ago. 2018.
COPIELLO, S.; BONIFACI, P. A few remarks on ResearchGate score and academic reputation. Scientometrics, v. 114, n. 1, p. 301-306, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-017-2582-9. Acesso em: 20 ago. 2018 .
DONELAN, H. Social media for professional development and networking opportunities in academia. Journal of Further and Higher Education, v. 40, n. 5, p. 706-729, abr. 2015. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0309877X.2015.1014321 . Acesso em: 24 jun. 2020.
DUTTA, B. Altmetric manifesto completes five years (2010-2015). Current Science, v. 110, n. 1, p. 17, 2016. Disponível em: http://www.i-scholar.in/index.php/CURS/article/view/91984/0. Acesso em: 10 ago. 2018.
ERDT, M.; NAGARAJAN, A.; SIN, S. C. J.;THENG, Y. L. Altmetrics: an analysis of the state-of-the-art in measuring research impact on social media. Scientometrics, v. 109, n. 2, p. 1117-1166, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-016-2077-0. Acesso em: 18 ago. 2018.
ERFANMANESH, M.; ABRIZAH, A. Mapping worldwide research on the Internet of Things during 2011-2016. The Electronic Library, v. 36, n. 6, p. 979-992. Disponível em: https://doi.org/10.1108/EL-09-2017-0196. Acesso em: 20 set. 2020.
FAUSTO, S. Altmetrics, Altmétricas, Altmetrias: novas perspectivas na visibilidade e no impacto das pesquisas científicas. SciELO em Perspectiva, v. 14, 2013. Disponível em: http://blog.scielo.org/blog/2013/08/14/altmetrics-altmetricas-altmetrias-novas-perspectivas-na-visibilidade-e-no-impacto-das-pesquisas-cientificas. Acesso em: 05 jan. 2018.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo 2004. 2004. São Paulo. Disponível em: https://bv.fapesp.br/linha-do-tempo/2139/nova-edicao-dos-indicadores. Acesso em: 05 jan. 2018.
GARFIELD, E. Citation analysis as a tool in journal evaluation. Science, v. 178, n. 060, p. 471-479, 1972. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/5079701. Acesso em: 05 set. 2018.
GASPARYAN, A. Y.; NURMASHEV, B.; YESSIRKEPOV, M.; ENDOVITSKIY, D. A.; VORONOV, A. A.; KITAS, G. D. Researcher and author profiles: opportunities, advantages, and limitations. Journal of Korean Medical Science, v. 32, n. 11, p. 1749-1756, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5639053/. Acesso em: 10 set. 2018
GOUVEIA, F. C. Altmetria: métricas de produção científica para além das citações. Liinc em revista, v. 9, n. 1, 2013. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3434/3004. Acesso em: 20 set. 2018.
HAMMARFELT, B. Using altmetrics for assessing research impact in the humanities. Scientometrics, v. 101, p. 1419–1430, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-014-1261-3. Acesso em: 20 jul. 2020.
HAUSTEIN, S.; LARIVIÈRE, V.; THELWALL, M.; AMYOT, D.; PETERS, I. Tweets vs. Mendeley readers: How do these two social media metrics differ?. IT-Information Technology,v. 56, n. 5, p. 207-215, 2014. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1410.0569. Acesso em: 10 ago. 2018.
HAUSTEIN, S. Grand challenges in altmetrics: heterogeneity, data quality and dependencies. Scientometrics, v.108, n. 1, p. 413-423, 2016. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1603.04939. Acesso em: 20 ago. 2018.
LIMA, R. A. D.; VELHO, L. M. L. S.; FARIA, L. I. L. D. (2012). Bibliometria e avaliação da atividade científica: um estudo sobre o índice h. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 3, p. 3-17. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1139.Acesso em: 20 ago. 2018.
MARICATO, J. D. M.; MARTINS, D. L. Altmetria: complexidades, desafios e novas formas de mensuração e compreensão da comunicação científica na web social. Biblios, v. 68, p. 48-68, 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1562-47302017000300004&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 23 out. 2018.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MELERO, R. Altmetrics–a complement to conventional metrics. Biochemia Medica, v. 25, n.2, p. 152-160, 2015. Acesso em: 20 ago. 2018. Disponível em: https://hrcak.srce.hr/139770. Acesso em: 10 ago. 2020.
MOARAIS, N. S. et al. Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior: revisão de literatura. In: RAMOS, F.; MOREIRA, A. (Orgs.). Uso das tecnologias da comunicação no ensino súperior público português: análise, sistematização e visualização de informação nas perspectivas institucional e docente. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014. p. 23-40. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/12763/1/uso%20das%20tecnologias%20da%20comunicacao%20no%20ensino%20superior%20publico%20portugues.pdf . Acesso em: 10 ago. 2020.
NASSI-CALÒ, L. Evaluation metrics in science: current status and prospects. Revista latino-americana de enfermagem, v. 25, 2017. Acesso em: 14 maio 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v25/pt_0104-1169-rlae-25-e2865.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
PRIEM, J.; TARABORELLI, D.; GROTH, P.; NEYLON, C. Altmetrics: o manifesto. 2010. Disponível em: http://altmetrics.org/manifesto. Acesso em: 14 maio 2018.
PRIEM, J.; GROTH, P.; TARABORELLI, D. The altmetrics collection. PloS one, v. 7, n. 1, e48753, 2012. Acesso em: 14 fev 2018. Disponível em: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0048753. Acesso em: 20 ago. 2018.
RAVENSCROFT, J.; LIAKATA, M.; CLARE, A.; DUMA, D. Measuring scientific impact beyond academia: an assessment of existing impact metrics and proposed improvements. PloS one, v.12, n. 3, e0173152, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5344357/ . Acesso em: 14 fev. 2018.
REALE, E. et al. A review of literature on evaluating the scientific, social and political impact of social sciences and humanities research. Research Evaluation, v. 27, n. 4, p. 298-308, out. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1093/reseval/rvx025. Acesso em: 20 jul. 2020.
ROBINSON-GARCÍA, N.; TORRES-SALINAS, D.; ZAHEDI, Z.; COSTAS, R. New data, new possibilities: exploring the insides of Altmetric. 2014. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1408.0135 . Acesso em: 10 jul 2018.
ROEMER, R. C.; BORCHARDT, R. Issues, Controversies, and Opportunities for Altmetrics. Library Technology Reports, v. 51, n. 5, p. 20-30, 2015. Acesso em: 05 ago. 2018. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/ltr/article/view/5747/7188 . Acesso em: 10 jul 2018.
SHINTAKU, M.; BARCELOS, J.; ARAUJO, R.; BRITO, R. F. Mega-Periódicos e altmetria: aproximações entre novas formas de publicação e de avaliação de impacto de resultados de pesquisa. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 24, n. 54, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/147/14763091013/html/index.html. Acesso em: 20 jul. 2020.
SOUZA, I. V. P. de. Altmetria ou métricas alternativas: conceitos e principais características. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 4, n. 2, p. 58-60, dez. 2015. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/44554/27146. Acesso em: 03 ago. 2020
TATTERSALL, A. Supporting the research feedback loop: Why and how library and information professionals should engage with altmetrics to support research. Performance Measurement and Metrics, v. 18, n.1, p. 28-37, 2017. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/PMM-08-2016-0037 . Acesso em: 05 ago. 2018.
THELWALL, M.; KOUSHA, K. ResearchGate: disseminating, communicating, and measuring Scholarship. Journal of the Association for Information Science and Technology, jun. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259583165_ResearchGate_Disseminating_Communicating_and_Measuring_Scholarship. Acesso em: 20 jul. 2020.
TIMILSINA, M.; DAVIS, B.; TAYLOR, M.; HAYES, C. Predicting citations from mainstream news, weblogs and discussion forums. Proceedings of the International Conference on Web Intelligence, p. 237-244, 2017. Disponível em: https://www.insight-centre.org/sites/default/files/publications/p237-timilsina.pdf . Acesso em: 05 ago. 2018.
TURBANTI, S. The visibility and impact? on the Web and within social networks: an overview of the main altmetrics tools. ABI STUDI, v. 56, n. 1, 2016. Disponível em: https://aibstudi.aib.it/article/view/11410. Acesso em: 10 jul. 2020.
VANTI, N.; SANZ-CASADO, E. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. Transinformação, v. 28, n. 3, p. 349-358, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300349&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 05 ago. 2018.
VEERANJANEYULU, K. Altmetrics: new tools to measure research impact in the digitally networked environment. In: NATIONAL CONFERENCE OF AGRICULTURAL LIBRARIANS AND USER COMMUNITY (NCALUC-2017). Anais… Haryana, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325619882 . Acesso em: 05 ago. 2018.
WEBSTER, B.M. Principles to guide reliable and ethical research evaluation using metric-based indicators of impact. Performance Measurement and Metrics, v. 18, n. 1, p. 5-8. Disponível em: https://doi.org/10.1108/PMM-06-2016-0025. Acesso em: 20 jul. 2020.
WILLIAMS, A. E. Altmetrics: an overview and evaluation. Online Information Review, v. 41, n. 3, p. 311-317, 2017. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/1902386982?accountid=14643 . Acesso em: 05 ago. 2018.
ZHAO, R.; WEI, M. Academic impact evaluation of Wechat in view of social media perspective. Scientometrics, v. 112, n. 3, p. 1777-1791, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-017-2439-2 . Acesso em: 05 ago. 2018.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

SILVA, Marcia Regina da; ROCHA, Edneia Silva Santos. Análise da produção científica sobre altmetria à luz das ferramentas altmétricas. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. 00, p. 1–25, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.60740.1-25. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/60740. Acesso em: 26 abr. 2024.