A fotografia-documento e a importância de saberes especializados dos profissionais da informação para a memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62659.141-158

Palavras-chave:

Fotografia. Memória. Documento. Repositório. Coleções.

Resumo

Este trabalho procurou abordar a importância dos saberes especializados para o tratamento da fotografia como fonte documental na construção de repositórios voltados para o registro da memória institucional em arquivos, museus e bibliotecas. Nesse sentido, o tratamento da fotografia envolve sua representação como documento, seu armazenamento, sua organização e a sua disponibilização ao acesso público e deve ter suas especificidades consideradas, uma vez que a imagem fotográfica explicita relações hegemônicas de cultura, suas representações sociais e culturais e as práticas organizacionais, reconstruindo e validando discursos e práticas sociais. Inicialmente, faz-se uma breve análise da fotografia sob o ponto de vista da semiótica, a apresentação das funções da fotografia como documento e, por fim, a apresentação de aspectos de relevo para análise da fotografia, levando-se em conta a recuperação de informações e as diferentes formas de documentação da fotografia nos arquivos, nos museus e nas bibliotecas. Para justificar a importância do tema como contribuição para a área de Ciência da Informação fizemos uma busca sobre a revisão bibliográfica realizada na base de dados SciElo e Brapci, utilizando-se os descritores “fotografia+documento+memória” e “fotografia-documento”+memória, no período de 2015 a 2020, sem filtro de idioma. Os achados na referida base de dados foram escassos, o que sugere pouca pesquisa sobre o tema.

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Biografia do Autor

Alessandra de Souza Santos, Universidade FUMEC

Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (Universidade FUMEC). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário Una).

Dúnya Pinto Azevedo

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (Paris/França). Professora colaboradora do grupo de pesquisa "Mídia e Narrativa", do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

SANTOS, Alessandra de Souza; AZEVEDO, Dúnya Pinto. A fotografia-documento e a importância de saberes especializados dos profissionais da informação para a memória. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 141–158, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62659.141-158. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/62659. Acesso em: 16 nov. 2024.